domingo, 19 de janeiro de 2014

Viagem no Tempo Novela Sonho Meu



Ano de Lançamento: 1993
Horário de Exibição: 18h
Classificação Etária: Livre
Autor (a): Marcílio Moraes com colaboração de Margareth Boury e Maria Adelaide Amaral
Direção: Reynaldo Boury e Roberto Naar
Elenco Principal: Leonardo França, Patrícia Vieira, Fábio Assunção, Carolina Pavanelli, Elias Gleiser, Isabela Garcia, Beatriz Segall, José de Abreu, Nívea Maria
Tema de Abertura: Querer é Poder, com José Augusto e Xuxa
 
Sinopse

Cláudia é casada com o violento Geraldo. Devido às constantes brigas entre ela e o marido, Cláudia perde a guarda da filha, Maria Carolina, que passa a viver com Elisa, irmã de Geraldo. Impaciente, rancorosa e má, ela manda a menina para um orfanato. Após algum tempo, Maria Carolina foge do orfanato e vai parar na pequena vila de Jardim das Flores, onde conhece Tio Zé, um velhinho bondoso que se encanta com a garotinha, a quem ele chama carinhosamente de “Laleska”. Lá, ela acaba ganhando vários amiguinhos. Já Cláudia sai do Rio de Janeiro e vai para Curitiba, decidida a recomeçar sua vida. Na cidade, ela conhece os irmãos Lucas e Jorge, que se encantam por ela. Eles são netos de Paula Candeias de Sá, dona de uma fábrica de brinquedos, onde Cláudia consegue um emprego. Cláudia apaixona-se por Lucas, mas Paula não quer que nenhum de seus dois netos se envolvam com ela, pois teme o desentendimento entre os irmãos. Paralelamente, Cláudia continua procurando por sua filha. Em determinado momento, Cláudia se casa com Lucas, mas ela é acusada de bigamia, e acaba enfrentando um processo judicial. Cláudia ainda tem de enfrentar a perseguição de Geraldo e de Jorge, que revela-se um homem neurótico e perigoso. No final da história, tudo acaba bem. Cláudia obtém a guarda da filha e vai morar no Rio de Janeiro com Tio Zé e Lucas, com quem tem um filho, Paulinho.


Há 15 anos, a novela “Sonho Meu” estreava na Globo. Talvez pelo nome você não se lembre, mas foi sucesso às 18 horas. Quer uma dica? A música de abertura (“Sonho meu, sonho meu, tudo pode acontecer, é só acreditar na vida, acreditar na sorte e tudo pode ser”) era cantada por Xuxa e José Augusto.


A história fugiu do cenário tradicional (Rio e São Paulo) e foi ambientada em Curitiba (PR), rendendo boas imagens. Xuxa e José Augusto participaram do último capítulo, cantando o tema de abertura, Querer É Poder, em um show na Ópera de Arame.

A idéia para a trama, escrita por Marcílio Moraes (de Vidas Opostas, da Record) com supervisão de Lauro Cesar Muniz, veio de duas histórias do autor Teixeira Filho: A Pequena Órfã (exibida pela Excelsior, em 1968), e Ídolo de Pano (na Tupi, em 1974).
Apesar de ter participado da primeira fase de Renascer (1993), o casal protagonista de Sonho Meu, Patrícia França e Leonardo Vieira, estava “cru” na época, comparado ao talento que exibe atualmente. Mas isso não comprometeu seus personagens.

Na história, Cláudia (Patrícia França) fica sem a filha Maria Carolina (Carolina Pavanelli) ao fugir do marido, Geraldo (José de Abreu). A tia coloca a menina em um orfanato, mas ela foge e se esconde na casa do Tio Zé (Elias Gleiser), que passa a chamá-la de Laleska.

Cláudia se casa com Lucas (Leonardo Vieira), mas é acusada de bigamia, e enfrenta as maldades do irmão dele, Jorge (Fábio Assunção), que depois é assassinado. A personagem passou boa parte da trama grávida, e quase tudo o que acontecia colocava essa gravidez em risco - fazendo às vezes o telespectador se perguntar se não havia outro recurso para movimentar o núcleo.

A média geral dos 197 capítulos foi de 44 pontos, com picos de 60 – as últimas novelas das 18 horas mal chegam a 25 pontos. Sonho Meu teve um elenco de peso: Beatriz Segall, Yoná Magalhães, Nívea Maria, Isabela Garcia, Mauro Mendonça... Mas a grande estrela foi Carolina Pavanelli, além de Elias Gleiser, como o carismático Tio Zé – um dos personagens marcantes do ator junto ao público infantil, que mais tarde interpretou o Canequinha, de Anjo de Mim (1997) e o Pepe de Era uma Vez (1998).
A menina participava até da abertura - coisa rara na Globo na época - fazendo desenhos que saíam do papel. A pureza do tema de abertura e a participação de outras crianças na história, como Eduardo Caldas (revelado dois anos antes, em Felicidade) e Luiza Curvo (em sua primeira novela) atraiam ainda mais os baixinhos para o horário, que por tabela tinham a chance de ouvir sua Rainha – então sem programa após o fim do Xou da Xuxa, no último dia de 1992.

Carolina foi a sensação da época conquistando, além das crianças, as avós e donas de casa que formavam o público das 18 horas. Participou de Os Trapalhões, Criança Esperança, especiais de fim de ano de Xuxa e vários episódios de Você Decide. Fez parte do elenco das novelas Quem É Você (1996) e Meu Bem Querer (1998), além da temporada 1997 de Malhação. Sumiu da TV e atualmente, aos 21 anos, estuda cinema no Rio de Janeiro.

A chance de a novela voltar ao ar no Vale a Pena Ver de Novo é mínima. Além dos 15 anos que já se passaram, o autor e o casal protagonista estão na Record. Mas é uma trama leve que teria tudo a ver passar à tarde. E uma chance de ver as belas locações de Curitiba novamente, já que nenhuma outra novela foi ambientada lá desde então.

"Sonho Meu" foi uma das telenovelas mais cotadas para reprise no Vale a Pena Ver de Novo. Por mais de 4 vezes, a novela já esteve confirmada para reprise e foi cancelada na última hora. Atualmente, é muito difícil que "Sonho Meu" volte a ser exibida, uma vez que tanto o autor - Marcílio Moraes- quanto o elenco principal - Patrícia França e Leonardo Vieira- integram o elenco da Rede Record. Lembrando que a última vez que a novela foi cotada foi em 2000, mas "Roque Santeiro" levou á vez.

VEJA ALGUNS PERSONAGENS 
Leonardo Vieira (Lucas) e Patrícia França (Cláudia) (Foto: CEDOC/TV Globo)
 
Yoná Magalhães (Magnólia) e Walmor Chagas (Dr. Guerra) (Foto: CEDOC/TV Globo)
 
Beatriz Segall (Paula Candeias de Sá) e Fábio Assunção (Jorge) (Foto: CEDOC/TV Globo)

 Carolina Pavanelli (Maria Carolina) e Elias Gleizer (Tio Zé) (Foto: CEDOC/TV Globo)

Nenhum comentário: