Pedra Sobre Pedra (1992)
Média de Audiência: 57 pontosAutor Aguinaldo Silva
Por que fez sucesso? Quem matou Jorge Tadeu (Fábio Jr.)? Essa foi a pergunta, durante toda a exibição da novela, mais escutada nas ruas, bares e casas do Brasil. Todo mundo queria saber a identidade do assassino que só foi revelada no último capítulo. Na história, a rivalidade dos Pontes e dos Batista deu o tom muito bem defendida pelos personagens Murilo (Lima Duarte) e Pilar (Renata Sorrah), que ganharam a simpatia do público. Foi a novela responsável por colocar Aguinaldo Silva de vez no panteão dos maiores autores do Brasil.
Fera Ferida (1993)
Média de Audiência: 56 pontosAutor Aguinaldo Silva
Por que fez sucesso? Mias uma trama de vingança! Desta vez, Raimundo Flamel (Edson Celulari) quer fazer pagar os responsáveis pela morte de seus pais. E nessa jornada, na fictícia Tubiacanga, o personagem se depara com um envolvente caso de amor com Linda Inês (Giulia Gam). Destaque para Cássia Kis Magro, como Ilka Tibiriçá, e o triângulo amoroso formado por Demostenes (José Wilker), Rubra (Susana Vieira) e Perla (Claudia Alencar) que ganhou o coração do público. Foi mais um sucesso de Aguinaldo Silva a explorar tramas regionais, realismo fantástico e tipos únicos. O êxito da trama foi tanto que nas ruas as pessoas começaram a copiar o estilo de camisa sem gola usada pelo protagonista, elas foram batizadas de 'camisas flamel'.
Vale Tudo (1988)
Média de Audiência: 56 pontosAutor Gilberto Braga
Por que fez sucesso? É simplesmente uma das tramas com maior repercussão até os dias de hoje! Os tipos sacanas, que queriam se dar bem a todo custo, criados por Gilberto Braga conquistaram os telespectadores. Odete Roitmann (Beatriz Segall), Maria de Fátima (Gloria Pires), Heleninha (Renata Sorrah), Marco Aurélio (Reginaldo Faria), Solange (Lídia Brondi), Raquel (Regina Duarte)... Nossa, são muitos os personagens memoráveis dessa novela! No último capítulo, o Brasil parou para descobrir a identidade do assassino da malvadona Odete e Vale Tudo chegou a conquistar picops de 93 pontos de audiência. Fenômeno.
O Rei do Gado (1996)
Média de Audiência: 52 pontosAutor Benedito Ruy Barbosa
Por que fez sucesso? Era começar a música tema para qualquer pessoa que não estivesse na sala, correr para acompanhar sem piscar a saga do fazendeiro Bruno Berdinazzi (Antonio Fagundes), o legítimo Rei do Gado. Patrícia Pillar, como a boia-fria Luana, que na verdade era uma rica herdeira, foi um dos destaques da trama e conquistou a simpatia do público. Gloria Pires, no papel da vilã Rafaela também chamou a atenção para si. Um grande sucesso da década de 1990, comprovado pelos altos índices de audiência, e muito lembrado até os dias de hoje.
De Corpo e Alma (1992)
Média de Audiência: 52 pontosAutor Gloria Perez
Por que fez sucesso? Repercussão de uma novela não pode ser somente baseada em seus números de audiência. Esta novela, por exemplo, que contava com o Clube das Mulheres como cenário, acabou por popularizar esse tipo de estabelecimento. A história da troca de bebês, muito mais do que o tema principal de transplante de órgãos, acabou por ganhar a prefrência do telespectador. Um grande êxito de Gloria Perez, que acabou por ser ofuscada pelos trágicos acontecimentos da vida real: Daniela Perez, filha da autora e a Yasmin da novela, foi assassinada enquanto a trama ainda estava no ar.
América (2005)
Média de Audiência: 49 pontosAutor Gloria Perez
Por que fez sucesso? Nos primeiros meses de exibição enfrentou problemas: o público estava achando tudo muito parado e o desejo desenfreado de Sol (Deborah Secco), a protagonista, que queria ir para os Estados Unidos a todo custo, não convenceu o telespectador. A trama precisou se ajustar, para isso trocou seu diretor Jayme Monjardim e Gloria Perez precisou se reinventar com a novela no ar. Para se ter uma ideia até a abertura mudou, saiu disto, para isto! Passada essa fase, só alegrias! A mocinha conseguiu realizar o 'sonho americano' e na terra do Tio Sam encontrou a felicidade sendo dançarina! A novela foi um sucesso e quase a 1ª a exibir um beijo gay - na última hora a alta cúpula da Globo vetou. Destaque para Juliana Paes, no papel da falsa evangélica Creusa, e Caco Ciocler, que como Ed roubou o posto de protagonista de Murilo Benício, o Tião. Os temas abordados como cleptomania, experiências de quase morte e patricinhas funkeiras mobilizaram o telespectador.
A Indomada (1997)
Média de Audiência: 48 pontosAutor Aguinaldo Silva
Por que fez sucesso? Sim, é mais uma trama de realismo fantástico de Aguinaldo Silva! Novamente, aqui, ele explora uma cidade fictícia, Greenville, tipos carismáticos e uma vilã sensacional, a sórdida Maria Altiva (Eva Wilma). O bordão da malvadona, aliás, "oh chente, mai gód", caiu na boca do povo.Tem como essa fórmula - já explorada por ele em outros trabalhos - dar errado? A resposta é não. A prova? Os índices inflados da audiência.
Pantanal (1990)
Média de audiência: 22 pontosAutor Benedito Ruy Barbosa
Por que foi sucesso? Ah, como essa novela da extinta Manchete incomodou a Globo! A saga de Juma Marruá (Cristiana Oliveira), a mulher que virava onça e acabava na cidade grande com Jove (Guilherme Winter), conquistou demais o telespectador brasileiro que vibrou com esse romance. Quem riu muito com a repercussão do folhetim foi o autor, Benedito Ruy Barbosa, pois antes da trama ir ao ar na emissora dos Bloch, ele tinha oferecido a história para a Globo, que recusou a sinopse. Prova maior da qualidade da novela é a reprise exibida pelo SBT em 2008, que fez um certo barulho com sua audiência conquistando média de 13 pontos. Um sucesso!
Carrossel (1989)
Média de audiência: Na época, chegou a marcar 30 pontos - um número sem precedentesAutor: Valeria Phillips, Lei Quintana e Abel Santacruz
Por que foi sucesso: Pode uma novela mexicana, voltada ao público infantil e exibida no SBT ser um grande hit? A resposta é Carrossel. Exibida no Brasil, entre 1991 e 1992, com sua trama ingênua, mostrando o cotidiano escolar de crianças carismáticas, encontrou uma fórmula de ouro, que conquistou os baixinhos e bateu de frente com a exibição da problemática O Dono do Mundo, na Globo. A história da bondosa professora Helena (Gabriela Rivero), que tem a missão de educar e passar bons valores a suas alunos já foi reprisada três vezes pelo SBT e em 2012 ganhou um bem-sucedido remake com atores brasileiros.