quarta-feira, 18 de junho de 2014

Novelas que foram sucesso absoluto de audiência

Pedra Sobre Pedra (1992)

Média de Audiência: 57 pontos
Autor Aguinaldo Silva
Por que fez sucesso? Quem matou Jorge Tadeu (Fábio Jr.)? Essa foi a pergunta, durante toda a exibição da novela, mais escutada nas ruas, bares e casas do Brasil. Todo mundo queria saber a identidade do assassino que só foi revelada no último capítulo. Na história, a rivalidade dos Pontes e dos Batista deu o tom muito bem defendida pelos personagens Murilo (Lima Duarte) e Pilar (Renata Sorrah), que ganharam a simpatia do público. Foi a novela responsável por colocar Aguinaldo Silva de vez no panteão dos maiores autores do Brasil.



Fera Ferida (1993)

Média de Audiência: 56 pontos
Autor Aguinaldo Silva
Por que fez sucesso? Mias uma trama de vingança! Desta vez, Raimundo Flamel (Edson Celulari) quer fazer pagar os responsáveis pela morte de seus pais. E nessa jornada, na fictícia Tubiacanga, o personagem se depara com um envolvente caso de amor com Linda Inês (Giulia Gam). Destaque para Cássia Kis Magro, como Ilka Tibiriçá, e o triângulo amoroso formado por Demostenes (José Wilker), Rubra (Susana Vieira) e Perla (Claudia Alencar) que ganhou o coração do público. Foi mais um sucesso de Aguinaldo Silva a explorar tramas regionais, realismo fantástico e tipos únicos. O êxito da trama foi tanto que nas ruas as pessoas começaram a copiar o estilo de camisa sem gola usada pelo protagonista, elas foram batizadas de 'camisas flamel'.



Vale Tudo (1988)

Média de Audiência: 56 pontos
Autor Gilberto Braga
Por que fez sucesso? É simplesmente uma das tramas com maior repercussão até os dias de hoje! Os tipos sacanas, que queriam se dar bem a todo custo, criados por Gilberto Braga conquistaram os telespectadores. Odete Roitmann (Beatriz Segall), Maria de Fátima (Gloria Pires), Heleninha (Renata Sorrah), Marco Aurélio (Reginaldo Faria), Solange (Lídia Brondi), Raquel (Regina Duarte)... Nossa, são muitos os personagens memoráveis dessa novela! No último capítulo, o Brasil parou para descobrir a identidade do assassino da malvadona Odete e Vale Tudo chegou a conquistar picops de 93 pontos de audiência. Fenômeno.


O Rei do Gado (1996)

Média de Audiência: 52 pontos
Autor Benedito Ruy Barbosa
Por que fez sucesso? Era começar a música tema para qualquer pessoa que não estivesse na sala, correr para acompanhar sem piscar a saga do fazendeiro Bruno Berdinazzi (Antonio Fagundes), o legítimo Rei do Gado. Patrícia Pillar, como a boia-fria Luana, que na verdade era uma rica herdeira, foi um dos destaques da trama e conquistou a simpatia do público. Gloria Pires, no papel da vilã Rafaela também chamou a atenção para si. Um grande sucesso da década de 1990, comprovado pelos altos índices de audiência, e muito lembrado até os dias de hoje.


De Corpo e Alma (1992)

Média de Audiência: 52 pontos
Autor Gloria Perez
Por que fez sucesso? Repercussão de uma novela não pode ser somente baseada em seus números de audiência. Esta novela, por exemplo, que contava com o Clube das Mulheres como cenário, acabou por popularizar esse tipo de estabelecimento. A história da troca de bebês, muito mais do que o tema principal de transplante de órgãos, acabou por ganhar a prefrência do telespectador. Um grande êxito de Gloria Perez, que acabou por ser ofuscada pelos trágicos acontecimentos da vida real: Daniela Perez, filha da autora e a Yasmin da novela, foi assassinada enquanto a trama ainda estava no ar.




América (2005)

Média de Audiência: 49 pontos
Autor Gloria Perez
Por que fez sucesso? Nos primeiros meses de exibição enfrentou problemas: o público estava achando tudo muito parado e o desejo desenfreado de Sol (Deborah Secco), a protagonista, que queria ir para os Estados Unidos a todo custo, não convenceu o telespectador. A trama precisou se ajustar, para isso trocou seu diretor Jayme Monjardim e Gloria Perez precisou se reinventar com a novela no ar. Para se ter uma ideia até a abertura mudou, saiu disto, para isto! Passada essa fase, só alegrias! A mocinha conseguiu realizar o 'sonho americano' e na terra do Tio Sam encontrou a felicidade sendo dançarina! A novela foi um sucesso e quase a 1ª a exibir um beijo gay - na última hora a alta cúpula da Globo vetou. Destaque para Juliana Paes, no papel da falsa evangélica Creusa, e Caco Ciocler, que como Ed roubou o posto de protagonista de Murilo Benício, o Tião. Os temas abordados como cleptomania, experiências de quase morte e patricinhas funkeiras mobilizaram o telespectador.


A Indomada (1997)

Média de Audiência: 48 pontos
Autor Aguinaldo Silva
Por que fez sucesso? Sim, é mais uma trama de realismo fantástico de Aguinaldo Silva! Novamente, aqui, ele explora uma cidade fictícia, Greenville, tipos carismáticos e uma vilã sensacional, a sórdida Maria Altiva (Eva Wilma). O bordão da malvadona, aliás, "oh chente, mai gód", caiu na boca do povo.Tem como essa fórmula - já explorada por ele em outros trabalhos - dar errado? A resposta é não. A prova? Os índices inflados da audiência.


Pantanal (1990)

Média de audiência: 22 pontos
Autor Benedito Ruy Barbosa
Por que foi sucesso? Ah, como essa novela da extinta Manchete incomodou a Globo! A saga de Juma Marruá (Cristiana Oliveira), a mulher que virava onça e acabava na cidade grande com Jove (Guilherme Winter), conquistou demais o telespectador brasileiro que vibrou com esse romance. Quem riu muito com a repercussão do folhetim foi o autor, Benedito Ruy Barbosa, pois antes da trama ir ao ar na emissora dos Bloch, ele tinha oferecido a história para a Globo, que recusou a sinopse. Prova maior da qualidade da novela é a reprise exibida pelo SBT em 2008, que fez um certo barulho com sua audiência conquistando média de 13 pontos. Um sucesso!


Carrossel (1989)

Média de audiência: Na época, chegou a marcar 30 pontos - um número sem precedentes
Autor: Valeria Phillips, Lei Quintana e Abel Santacruz
Por que foi sucesso: Pode uma novela mexicana, voltada ao público infantil e exibida no SBT ser um grande hit? A resposta é Carrossel. Exibida no Brasil, entre 1991 e 1992, com sua trama ingênua, mostrando o cotidiano escolar de crianças carismáticas, encontrou uma fórmula de ouro, que conquistou os baixinhos e bateu de frente com a exibição da problemática O Dono do Mundo, na Globo. A história da bondosa professora Helena (Gabriela Rivero), que tem a missão de educar e passar bons valores a suas alunos já foi reprisada três vezes pelo SBT e em 2012 ganhou um bem-sucedido remake com atores brasileiros.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

18 novelas que foram sucesso absoluto de audiência

Roque Santeiro (1985)

 

Média de Audiência: 67 pontos
Autor: Dias Gomes
Por que fez sucesso? Quantas novelas podem bater no peito para dizer que chegaram aos 100 pontos de audiência? Pois bem, Roque Santeiro pode! Viúva Porcina (Regina Duarte), Roque (José Wilker), Sinhozinho Malta (Lima Duarte) e toda uma galeria de tipos inesquecíveis que povoavam a fictícia cidade de Asa Branca conquistaram o coração do brasileiro. A crítica social afiada que condenava a exploração comercial da fé do povo também foi destaque. Clássico obrigatório para todos os noveleiros!


Tieta (1989)

Média de Audiência: 63 pontos
Autor Aguinaldo Silva
Por que fez sucesso? Quem não ama uma boa volta por cima? No passado, humilhada, Tieta (Betty Faria) volta com força total para Santana do Agreste com uma vontade sangrenta de fazer perecer todos que a fizeram sofrer. Ousada, rica, liberal e cheia de atitude, essa protagonista atípica conquistou o brasileiro que vibrou com seu romance ao lado do seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes). Destaque para a inesquecível vilã Perpétua, interpretada por Joana Fomm, a cena em que ela perde a peruca é imortal.









Avenida Brasil (2012)


Média de audiência: 39 pontos
Autor João Emanuel Carneiro
Por que foi sucesso? Ok, se comparada com outras tramas presentes nesta lista, os números de 'Avenida' nem são tão impressionantes. Mas é importante lembrar que os tempos são outros e existe uma concorrência ferrenha da TV aberta com internet, smartphone e canais pagos. Portanto, a repercussão e ,sim, os índices de audiência conquistados pela trama de João Emanuel devem ser celebrados! E a verdade é que a história da vingança de Nina (Débora Falabella) contra Carminha (Adriana Esteves) - idolatrada pelo telespectador - caiu nas graças do público! Todo mundo queria saber quais seriam os próximos passos da mocinha com ares de vilã e para isso, ninguém desgrudou da televisão. Direção afinada, ganchos bombásticos e, claro, uma gama de diversos tipos inesquecíveis de personagens, como Mãe Lucinda (Vera Holtz), Nilo (José de Abreu), Tufão (Murilo Benício) e até mesmo Suellen (Isis Valverde) fizeram deste, o programa mais visto do ano de 2012. Uau.


Senhora do Destino (2004)

Média de Audiência: 50 pontos
Autor Aguinaldo Silva
Por que fez sucesso? Coloque uma vilã carismática, junto de uma mocinha sofredora com uma história realmente comovente e misture com um elenco de peso cheio de atuações afinadas. Pronto: o resultado será mais esse grande hit de Aguinaldo Silva. Renata Sorrah, a impagável Nazaré, é até hoje uma das malvadas da ficção mais lembradas - e idolatradas - pelo público. A cena em que a bandida apanha de Maria do Carmo (Susana Vieira) lavou a alma do telespectador que estava ávido por um acerto de contas. O capítulo final teve pico de 67 pontos de audiência, um sucesso!


O Salvador da Pátria (1989)

Média de Audiência: 62 pontos
Autor Lauro César Muniz
Por que fez sucesso? Essa trama teve a difícil missão de suceder a novela-hit Vale Tudo, e, bem, foi súper bem-sucedida na empreitada! Com alto teor político, a história da ascensão do ingênuo boia-fria Sassá Mutema (Lima Duarte) ao poder, ganhou apoio popular que, inclusive, torcia por seu romance com a professora Clotilde (Maitê Proença). Na época, a trama foi acusada de fazer apologia à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, um dos presidenciáveis, por isso o autor, Lauro César Muniz, precisou desistir de seu plano inicial que era colocar o protagonista da história no mais alto cargo do Congresso.



Renascer (1993)

Média de Audiência: 60 pontos
Autor Benedito Ruy Barbosa
Por que fez sucesso? Ambientada em Ilhéus, na Bahia, Renascer trouxe a deliciosa saga de José Inocêncio (Antonio Fagundes) que do nada construiu um império e vive a rejeitar seu filho mais novo João Pedro (Marcos Palmeira). O público, aliás, vibrou com os embates travados entre pai e filho. Destaque negativo para a atuação de Adriana Esteves, que na pele da escorregadia Mariana foi muito criticada na época. Anos depois, a atriz daria a volta por cima com a personagem Carminha, de Avenida Brasil (2012), que a consagrou como uma das grandes atrizes do país. Tião Galinha (Osmar Prado) e a fabulosa história do diabo preso na garrafa também conquistou a simpatia do público.


Rainha da Sucata (1990)

Média de Audiência: 59 pontos
Autor Silvio de Abreu
Por que fez sucesso? Ela saiu do ferro-velho para tornar-se a dona de um luxuoso edifício na Avenida Paulista, em Sampa! Maria do Carmo (Regina Duarte), com todo seu poder econômico, charme kitsch e desejo de justiça caiu nas graças do público brasileiro, que torceu demais para seu romance com Edu (Tony Ramos) vingar. As vilanias da decadente Laurinha Figueroa envolveram o telespectador até o último minuto. Atirar-se do prédio e incriminar a sucateira, aliás, foi uma jogada de mestre e o Brasil vibrou! Aracy Balabanian e sua Dona Armênia que queria colocar tudo na 'chon' também brilhou. Nem mesmo o sucesso de Pantanal - que incomodou bastante a globo na época - tirou o brilho de mais esse sucesso de audiência.

A Próxima Vítima (1995)

Média de Audiência: 50 pontos
Autor Silvio de Abreu
Por que fez sucesso? Além de deixar no ar a pergunta 'quem é o assassino?', esta novela inovou ao questionar: "quem será o próximo assassinado?". E todo mundo era suspeito! Foi um grande hit pois deixou o público vidrado criando teorias e buscando respostas para as mortes apresentadas. Aracy Balabanian como a chefe da família Ferreto, Filomena, que controla tudo e todos com mãos de ferro, brilhou demais. A vilã Isabela, interpretada por Claudia Ohana, deixou todo mundo com ódio.


Os Mutantes - Caminhos do Coração (2007)

Média de audiência: 15 pontos
Autor Tiago Santiago
Por que foi sucesso? A novela da Record que bateu a Globo. Sim, esse temido dia chegou e foi numa quarta-feira, dia 06/02/2008, contra o jogo de futebol Corinthians x Barueri. Muito mais do que uma história de amor, essa trama apelou para os efeitos especiais e poderes paranormais. Deu certo. Empolgada com o sucesso, a emissora de Edir Macedo encomendou mais duas temporadas o que acabou se mostrando um erro, pois desgastou a história dos seres fantásticos e, claro, com o passar do tempo a audiência minguou.

domingo, 15 de junho de 2014

Gata da Semana Susana Werner

Susana Werner Espíndola (Rio de Janeiro, 20 de julho de 1977) é uma atriz, modelo e ex-futebolista brasileira. Estreou na televisão em 1995, na abertura de Cara e Coroa, começou como atriz no seriado Malhação em 1996, e foi apresentadora do programa Mundo VIP, de 1998 a 2000. Em 2007 fez uma participação especial em Luz do Sol, telenovela da Rede Record. Atualmente, apresenta o programa Susana Werner Por Aí, exibido na TVJAM, canal de internet do portal IG.

Descendente de alemães por parte de pai, e de paraibanos por parte de mãe, nascida em Itabaiana2 , a apresentadora tem um único irmão, André Werner. Já foi namorada do jogador de futebol Ronaldo Nazário. É casada desde 2002 com Júlio César, o goleiro do Toronto FC do Canadá, com quem tem dois filhos: Cauet (2002) e Giulia (2005).

Susana Werner em foto recente e no Caldeirão de Praia, há quase dez anos (Foto: Arquivo pessoal e Caldeirão/TV Globo)


André Freitas / Ag. NewsSusana Werner adota tratamento de pele revolucionário, nos EUA - claudio andrade

Gato da Semana Goleiro Júlio César

Júlio César Soares de Espíndola, mais conhecido como Júlio César (Rio de Janeiro, 3 de julho de 1979) é um futebolista brasileiro que atua como goleiro. Atualmente, joga pelo Toronto FC, emprestado pelo Queens Park Rangers.

Em 2009, a IFFHS nomeou-o como o terceiro melhor goleiro do mundo, atrás apenas de Iker Casillas e Gianluigi Buffon.2 Ele também foi premiado como o melhor goleiro do campeonato italiano em 2009 e 2010.Ele foi nomeado para o Ballon d'Or de 2009 e foi eleito em 21º melhor goleiro; Casillas foi o vencedor.

 Em 14 de maio de 2013, foi convocado para a Copa das Confederações no Brasil. Em 26 de junho de 2013, na partida contra Uruguai válida pela Copa das Confederações, Júlio César defendeu o pênalti cobrado por Diego Forlán que ajudou o Brasil a se classificar para a final da competição, no final o Brasil venceu por 2 a 1, e na Final da Copa das Confederações contra a Espanha, Júlio César não sofreu gols e o Brasil venceu por 3 a 0 e conquistou a Copa das Confederações 2013.

O goleiro foi confirmado, em 7 de maio de 2014, como um dos três goleiros convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Júlio casou-se em 26 de abril de 2002 com a atriz Susana Werner com quem tem dois filhos: Cauet, nascido no dia 1 de outubro de 2002 e Giulia, nascida em 30 de julho de 2005. Ele é patrocinado pela ASICS. Em 2010, Júlio César se envolveu em um acidente de carro quando perdeu o controle de sua Lamborghini.

O goleiro Julio Cesar deve deixar o Queens Park Rangers no final do anogoleiro julio cesar 3goleiro julio cesar 5Julio CesarBrincadeira ou não, Julio César previa péssimo aproveitamento nos pênaltis