quinta-feira, 30 de julho de 2015

Pensando no fim da “Sessão da Tarde”, Globo pode abrir segundo horário de reprises



Como se sabe, desde essa última segunda-feira, 27 de julho, a Globo passou a exibir os primeiros capítulos da novela “Caminho das Índias” e os últimos capítulos de “O Rei do Gado”, ambas no “Vale a Pena Ver de Novo”. Troca ainda considerada inédita na emissora, pode ser uma forma de estudo para um futuro próximo.

Acontece que a emissora pretende extinguir suas sessões de filmes, pelo menos a maioria delas, o que inclui a “Sessão da Tarde”. Cogita-se a criação de um novo programa para o ocupar o horário, mas todas sabem que a alternativa mais fácil seria a reprise de uma segunda novela durante a tarde, algo que acontece na Record e no SBT, por exemplo.

Vale lembrar que com a estreia de “Caminho das Índias” a Globo marcou 13 pontos de média. Já “O Rei do Gado”, exibida na sequência, registrou insuperáveis 22 pontos. Cada ponto equivale a 65 mil habitantes na Grande São Paulo.

Globo faz campanha em Portugal para celebrar seus 50 anos



Entre os dias 21 de julho e 20 de agosto, o #verãonaglobo está nas estradas portuguesas para levar alegria, entretenimento e emoção a várias praias do país.

Em um caminhão cenografado com imagens dos talentos e novelas da Globo, uma exposição itinerante celebra os 50 anos de história da emissora brasileira com figurinos inesquecíveis. Afinal, como esquecer ‘Gabriela’, ‘Avenida Brasil’ ou ‘Caminho das Índias’? Como ficar indiferente a Carminha, Sinhá Moça ou a Viúva Porcina? Não é só no Brasil que estes personagens estão no imaginário coletivo. Os portugueses têm também uma relação de longa data com a Globo.

A grande viagem começou no dia 21 de julho, na cidade de Estoril. Antes da abertura oficial ao público, o ator português Ricardo Pereira, padrinho da iniciativa e muito famoso no Brasil também, gravou um filme que será divulgado nos telões da exposição itinerante. O #verãonaglobo contará com outras atividades de entretenimento, como a exibição de telefilmes ao ar livre e a “Roda da Sorte”, que irá presentear os participantes com diversos brindes.

O caminhão partiu do Estoril e avança para Lisboa, Setúbal, Portimão, Faro, Vila Praia de Âncora, Matosinhos, Aveiro, Figueira da Foz, Peniche, entre outras localidades de Portugal.

SBT divulga novo horário da novela “Cúmplices de um Resgate”

 
Após anunciar a estreia da novela “Cúmplices de um Resgate” para o dia 3 de agosto, próxima segunda-feira, às 20h30, seguindo o horário das antecessoras (“Carrossel” e “Chiquititas”), o SBT promoveu uma alteração na grade da próxima semana.

A emissora de Silvio Santos passou a anunciar o início da trama protagonizada por Larissa Manoela para depois de “Chiquititas” e não antes, como estava previsto inicialmente. A mudança faz parte de uma estratégia para vencer a Record no horário.

Desde a estreia de “Os Dez Mandamentos”, que vai ao ar no mesmo horário de “Chiquititas”, a Record vem se mantendo em segundo lugar. Por causa disso, “Cúmplices” deve entrar no ar depois das 21h00, quando a novela bíblica costuma terminar.

Dessa forma, as primeiras semanas da nova novela vai disputar diretamente com a novela “Babilônia”, da Globo, que está entrando em sua reta final mas não empolga na audiência. A reprise de “Carrossel”, por sua vez, deve entrar no ar por volta das 22h15.

Outra possibilidade, de acordo com as chamadas, é a de “Chiquititas” começar mais cedo, fazendo com que “Cúmplices” inicie às 20h30 e a emissora siga com a programação normal.

Filho de Elza Soares morre aos 59 anos

 

Elza Soares está sofrendo a perda do seu quinto filho. Gilson, de 59 anos, morreu no último domingo em decorrência de complicações oriundas de uma infecção urinária. A cantora, que tem show marcado para o próximo sábado na quadra da Portela, em Madureira, na Zona Norte do Rio, disse em entrevista ao jornal Extra que está “como Deus quer”.

Gilson era filho da cantora com o primeiro marido – eles se casaram aos 13 anos, em relação arranjada pelo pai. Elza teve sete filhos dessa relação, mas estão vivos somente Carlinhos Dilma e Gerson. Ela ainda é mãe de Sara, que adotou com o jogador de futebol Garrincha. O filho caçula, Garrinchinha, nasceu em 1976 e morreu com somente 9 anos, em um acidente de carro.

Nova temporada de “Malhação” já tem data de estreia definida


A Globo já deu início a produção da nova temporada de “Malhação”, que ganhou o subtítulo de “Seu Lugar no Mundo”. A nova temporada será escrita por Emanuel Jacobina, que já foi responsável por outras temporadas da trama (1995, 2001 e 2010/2011).

Na última segunda-feira (27), a Globo promoveu um evento de despedida para equipe e elenco da atual temporada de “Malhação”, e já divulgou a data de estreia da próxima. A atual temporada, que é escrita por Paulo Halm e Rosane Svartman, chega ao fim no dia 14 de agosto e a nova entra no ar na segunda-feira, dia 17.

Vale lembrar que a Globo está satisfeita com o desempenho da atual temporada da novela. Além de manter a tradição de lançar novos talentos, o folhetim vem registrando bons índices de audiência e alcançando boa repercussão.

Não deixaram saudades! Confira 8 novelas que fracassaram na audiência e deixaram aquele gostinho amargo

Globo tem a pior audiência de uma novela das nove com "Babilônia" (Foto: Divulgação/Globo)
Globo tem a pior audiência de uma novela das nove com “Babilônia” (Foto: Divulgação/Globo)

A Teledramaturgia é sem dúvida o principal produto da televisão brasileira, e na maioria das vezes é responsável pelas maior audiência das emissoras.
Há alguns anos, a Record conseguiu vencer o invencível “Jornal Nacional”, justamente com a novela “Prova de Amor” e agora “Os Dez Mandamentos” começa a seguir o mesmo ritmo. No SBT “Chiquititas” e “Carrossel” são os maiores sucessos do canal, já na Globo temos “Babilônia” que vem apresentando o pior desempenho em audiência de uma novela das nove. Como se pode ver, nem sempre as novelas são motivo de orgulho, algumas vezes sofrem forte rejeição do público, amargam baixa audiência e se tornam uma verdadeira mancha na carreira dos autores e até mesmo do elenco.

Pensando nisso, o TV FOCO preparou uma matéria exclusiva listando as 6 novelas que decepcionaram o público, a emissora e não deixaram saudades.

Relembre:
“Zaza” – Globo 1997
Imagem Reprodução.
Imagem Reprodução.

Quase 10 anos depois de escrever o fenômeno “Salvador da Pátria”, Lauro César Muniz errou feio ao escrever “Zaza”, e em nada lembrava os trabalhos de sucesso do autor. A trama tinha como protagonista Fernanda Montenegro que interpretava a personagem Zaza Dumont que jurava ser filha de Santos Dumont e era apaixonada por aviação. Para se ter noção do tamanho do fracasso, o próprio autor revelou em uma entrevista que perdeu completamente o controle da história,  e que após a trama pensou seriamente em parar de escrever novela. Ele ainda classificou essa triste experiência como traumatizante.

“Vende-se um Véu de Noiva” – SBT 2009
Imagem Reprodução.
Imagem Reprodução.
Se dependesse apenas da inspiração de Íris Abravanel, que se baseou na obra homônima da grande escritora Janete Clair, certamente a trama seria um sucesso, pois é, não foi. A história girava em torno do casal Maria Célia e Rubens Baronese, interpretados por Thaís Pacholek e Nando Rodrigues. Mesmo com grande divulgação e sendo anunciada pelo próprio Sílvio Santos a novela não escapou da baixa audiência e ficou durante todos os meses de exibição em quarto lugar. Diante desse resultado pífio, o folhetim do SBT saiu do ar dois meses antes do previsto.

“Metamorphoses” – Record 2004
Luciano Szafir atuou na novela. Foto  Reprodução.
Luciano Szafir atuou na novela. Foto Reprodução.
Depois de um curto espaço de tempo longe das novelas,  a Record resolveu voltar a apostar no gênero com o objetivo de conquistar a vice-liderança, e estreou em 2004 “Metamorphoses”. A história girava em torno de duas irmãs que administravam uma clínica de cirurgia plástica e eram perseguidas pela máfia japonesa.
A novela estreou em um dia bastante atípico, num domingo, e conquistou boa audiência marcando 11 pontos. Porém quando passou a ser exibida durante a semana os números despencaram, e a novela fechou com média geral de 3 pontos. “Metamorphoses” tinha como autor o pseudônimo Charlotte K, após os verdadeiros escritores deixarem a trama devido divergências com a produtora.

“Tempos Modernos” – Globo 2010
Antônio Fagundes atuou na trama. Imagem Reprodução.
Antônio Fagundes atuou na trama. Imagem Reprodução.
Prometendo inovar, a novela “Tempos Modernos” contava a história do empresário Leal (Antônio Fagundes) e seu computador Frank. Com foco na tecnologia, a novela não agradou ao público que respondeu com baixa audiência. Nessa época as tramas globais não ficavam abaixo dos 30 pontos, mas a obra de Bosco Brasil quebrou todos os recordes negativos, fechou com média de 24 (o pior da história da Globo até 2010) e chegou a marcar algumas vezes 17 pontos. Números comuns para os padrões da emissora hoje em dia, mas que na época eram um verdadeiro pesadelo.

“Máscaras” – Record 2012
Elenco de "Máscaras". Imagem Reprodução.
Elenco de “Máscaras”. Imagem Reprodução.
Se Lauro César Muniz tivesse deixado de escrever novelas depois de “Zaza”, como chegou a cogitar, teria evitado outro fracasso ao longo de sua carreira. “Máscaras” estreou cercada de grande expectativa na emissora, gravada em um navio de luxo, a trama tinha como meta nada menos do que 15 pontos de audiência, porém a realidade foi desastrosa. Além de não cumprir a meta, a novela conseguiu a proeza de perder metade do público de sua antecessora, na época “Vidas em Jogo” que encerrou seus trabalhos com 12 pontos, já “Máscaras” conquistou apenas 6.
Vale lembrar que desde então nenhuma novela da Record voltou a ter o sucesso que tinha antes, e a trama de Lauro César Muniz deixou uma herança indesejada para o canal dos bispos. Após esse fracasso o autor afirmou que não volta a escrever novelas, e que seu foco agora são as séries.

“Vira-Lata” – Globo 1996
Imagem Reprodução.
Imagem Reprodução.
Carlos Lombardi foi outro exemplo de um grande autor que derrapou em algum momento de sua carreira. Depois dos fenômenos “Bebê a Bordo” e “Quatro por Quatro” foi difícil acreditar que um escritor tão talentoso escreveu “Vira-Lata”. Em certo momento da história, o casal protagonista foi substituído pelo casal coadjuvante Fidel e Renata, que possuíam maior carisma com o público. Em uma entrevista Lombardi admitiu que a trama foi uma mancha em seu currículo. Recentemente o autor mudou de emissora,  e na Record escreveu “Pecado Mortal”, novela que assim como as outras, sofreu com o efeito “Máscaras”, marcou baixa audiência,  porém foi bastante elogiada pela crítica especializada.

“Em Família” – Globo – 2014
“Em Família” não agrada e leva o título de pior audiência da história da faixa das 21h
“Em Família” não agrada e leva o título de pior audiência da história da faixa das 21h
Manoel Carlos, autor de grandes sucessos como “Laços de Família”, “Por Amor” e “Páginas da Vida”, finalizou sua carreira de uma maneira um tanto desastrosa. Isso porque, depois de passar dos 80 anos de idade, o autor decidiu escrever sua última novela, a escolhida foi “Em Família”. A trama que contava com mais uma Helena de suas histórias, não emplacou. O lenga lenga e a história lenta e considerada por vezes “depressiva”, conseguiu derrubar a audiência do horário nobre de uma maneira jamais vista. E quando a Globo achou que não podia piorar, veio “Babilônia”, a próxima trama da nossa matéria.

“Babilônia” – Globo – 2015
Beatriz+Babilônia+Globo
“Babilônia” fracassou com maestria (Foto divulgação: Globo)
A novela de Ricardo Linhares nem mesmo chegou fim, mas já deixa aquele gosto amargo de fracasso no elenco, no autor e no próprio público. A trama protagonizada por Adriana Esteves, Gloria Pires, e Camila Pitanga tinha tudo para dar certo: fotografia, elenco e uma história inicialmente envolvente. Apesar disso, algo saiu errado, e o autor perdeu a mão. O resultado foi um desastre total: capítulos reescritos, mudança repentina nos rumos dos personagens, a pior audiência da história, chororo no bastidores e por fim o corte de pelo menos 3 semanas do folhetim.

Cantor Mariano fala sobre possibilidade de protagonizar “Coração Sertanejo”


(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Após Lucas Lucco, que será um dos protagonistas da próxima temporada de “Malhação”, mais um cantor sertanejo deve estrear como ator na Globo em breve.

Isso porque Mariano teria sido convidado para protagonizar a novela ‘Coração Sertanejo’, novo folhetim das seis. Em entrevista ao ‘Ego’, o músico comentou sobre os rumores.

“Vi na internet e nas redes sociais, mas não tem nada firmado. Recebemos a informação que estão cogitando. Mas tomara. Não sei se vou mandar bem, mas tentar a gente vai”, disse ele.

Vale lembrar que Daniel também andou sendo sondado para integrar ao elenco do folhetim. Como ator, o o rapaz fez participações na novela “América”, de 2005, interpretando ele mesmo, e em“Araguaia”, de 2010. No remake de “Paraíso”, exibido em 2009, ele interpretou Zé Camilo. “Coração Sertanejo” tem previsão de estreia para o ano que vem e será a primeira novela global assinada por Maurício Gyboski.