Algumas novelas se tornam mania nacional, como é o caso de “Avenida
Brasil”, na Colômbia não é diferente e a primeira a fazer um sucesso
fora do comum, mudando costumes sociais e políticos, foi “Café com Aroma
de Mujer”.
A emissora RCN de Bogotá recebeu uma sinopse de Fernando Gaitán para
uma novela que percorria todo o universo cafeicultor, porém o autor de
“Betty, a Feia” não era famoso nesta época, os executivos reprovaram o
projeto, mas Fernando seguiu tentando por dois anos até que o canal lhe
deu a oportunidade.
“Café com Aroma de Mulher” começou a ser exibida em 1994 sem
pretensões, torcia-se para que atingisse ao menos a meta. Logo na
primeira semana a novela agrícola se tornou um fenômeno. Para se ter uma
ideia, os ônibus passavam o áudio para que os passageiros não perdessem
os capítulos, a capital inteira parava, tornou-se falta de etiqueta
ligar para alguém às oito horas da noite, horário em que era
transmitida. O próprio presidente do país confessou que as reuniões no
congresso federal eram interrompidas e só a retomavam após o fim do
capitulo.
Os atores ganharam projeção internacional. O ator que interpretou o
vilão Ivan chegou a ser agredido em Miami várias vezes. A intérprete da
Gaivota, que já era conhecida antes de fazer a novela, surtou com a fama
exorbitante que a personagem lhe trouxera, tanto é que se isolou por
muitos anos. Já outros, como a coadjuvante Danna Garcia, que fazia o
papel da engraçada Marcela, ganhou status de estrela latina e assinou
contrato com a TV Azteca. Uma curiosidade é que o ator Juan Ángel, que
interpretava o desastrado Mauro, personagem que trabalhava como diretor
na associação dos cafeicultores, passou a trabalhar de fato no setor,
deixando a vida de ator.
Guy Ecker e Margarita Rosa de Francisco, o casal protagonista, mesmo
não sendo amigos íntimos, possuíam uma química extraordinária em cena. O
conflito na relação não era o fato dela ser pobre e ele rico, outro
clichê derrubado por Gaitán, a problemática era baseada em outras
questões.
As personagens eram civilizadas e humanas, nada de minimalismo, não
havia atitudes impensadas para obter um clímax forçado. A trama se
sustentava inteiramente nos desencontros amorosos muito bem escritos,
não foi preciso apelar para assassinatos, seqüestro e explosões para que
a trama ficasse cada vez mais envolvente.
“Café Com Aroma de Mulher” foi exibida em 92 países e teve dois
remakes, foi a novela de maior audiência da Colômbia por cinco anos até
ser desbancada em 1999 por “Betty, a Feia”, ou seja, Fernando Gaitán
bateu seu próprio recorde. Já no Brasil, a novela teve sua primeira
exibição de março a agosto de 2001 com uma média geral de 15 pontos, o
que é considerado ótimo para os padrões do SBT. E sua reprise em 2006
teve média geral de 9 pontos, índice alto para o horário da tarde.
Sucesso absoluto em seu país e fora dele.