sexta-feira, 18 de abril de 2014

Você Sabia? O estrondoso sucesso de “Café com Aroma de Mulher”




Algumas novelas se tornam mania nacional, como é o caso de “Avenida Brasil”, na Colômbia não é diferente e a primeira a fazer um sucesso fora do comum, mudando costumes sociais e políticos, foi “Café com Aroma de Mujer”.


A emissora RCN de Bogotá recebeu uma sinopse de Fernando Gaitán para uma novela que percorria todo o universo cafeicultor, porém o autor de “Betty, a Feia” não era famoso nesta época, os executivos reprovaram o projeto, mas Fernando seguiu tentando por dois anos até que o canal lhe deu a oportunidade.
“Café com Aroma de Mulher” começou a ser exibida em 1994 sem pretensões, torcia-se para que atingisse ao menos a meta. Logo na primeira semana a novela agrícola se tornou um fenômeno. Para se ter uma ideia, os ônibus passavam o áudio para que os passageiros não perdessem os capítulos, a capital inteira parava, tornou-se falta de etiqueta ligar para alguém às oito horas da noite, horário em que era transmitida. O próprio presidente do país confessou que as reuniões no congresso federal eram interrompidas e só a retomavam após o fim do capitulo.

Os atores ganharam projeção internacional. O ator que interpretou o vilão Ivan chegou a ser agredido em Miami várias vezes. A intérprete da Gaivota, que já era conhecida antes de fazer a novela, surtou com a fama exorbitante que a personagem lhe trouxera, tanto é que se isolou por muitos anos. Já outros, como a coadjuvante Danna Garcia, que fazia o papel da engraçada Marcela, ganhou status de estrela latina e assinou contrato com a TV Azteca. Uma curiosidade é que o ator Juan Ángel, que interpretava o desastrado Mauro, personagem que trabalhava como diretor na associação dos cafeicultores, passou a trabalhar de fato no setor, deixando a vida de ator.

Guy Ecker e Margarita Rosa de Francisco, o casal protagonista, mesmo não sendo amigos íntimos, possuíam uma química extraordinária em cena. O conflito na relação não era o fato dela ser pobre e ele rico, outro clichê derrubado por Gaitán, a problemática era baseada em outras questões.

As personagens eram civilizadas e humanas, nada de minimalismo, não havia atitudes impensadas para obter um clímax forçado. A trama se sustentava inteiramente nos desencontros amorosos muito bem escritos, não foi preciso apelar para assassinatos, seqüestro e explosões para que a trama ficasse cada vez mais envolvente.

“Café Com Aroma de Mulher” foi exibida em 92 países e teve dois remakes, foi a novela de maior audiência da Colômbia por cinco anos até ser desbancada em 1999 por “Betty, a Feia”, ou seja, Fernando Gaitán bateu seu próprio recorde. Já no Brasil, a novela teve sua primeira exibição de março a agosto de 2001 com uma média geral de 15 pontos, o que é considerado ótimo para os padrões do SBT. E sua reprise em 2006 teve média geral de 9 pontos, índice alto para o horário da tarde.
Sucesso absoluto em seu país e fora dele.

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