segunda-feira, 16 de junho de 2014

18 novelas que foram sucesso absoluto de audiência

Roque Santeiro (1985)

 

Média de Audiência: 67 pontos
Autor: Dias Gomes
Por que fez sucesso? Quantas novelas podem bater no peito para dizer que chegaram aos 100 pontos de audiência? Pois bem, Roque Santeiro pode! Viúva Porcina (Regina Duarte), Roque (José Wilker), Sinhozinho Malta (Lima Duarte) e toda uma galeria de tipos inesquecíveis que povoavam a fictícia cidade de Asa Branca conquistaram o coração do brasileiro. A crítica social afiada que condenava a exploração comercial da fé do povo também foi destaque. Clássico obrigatório para todos os noveleiros!


Tieta (1989)

Média de Audiência: 63 pontos
Autor Aguinaldo Silva
Por que fez sucesso? Quem não ama uma boa volta por cima? No passado, humilhada, Tieta (Betty Faria) volta com força total para Santana do Agreste com uma vontade sangrenta de fazer perecer todos que a fizeram sofrer. Ousada, rica, liberal e cheia de atitude, essa protagonista atípica conquistou o brasileiro que vibrou com seu romance ao lado do seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes). Destaque para a inesquecível vilã Perpétua, interpretada por Joana Fomm, a cena em que ela perde a peruca é imortal.









Avenida Brasil (2012)


Média de audiência: 39 pontos
Autor João Emanuel Carneiro
Por que foi sucesso? Ok, se comparada com outras tramas presentes nesta lista, os números de 'Avenida' nem são tão impressionantes. Mas é importante lembrar que os tempos são outros e existe uma concorrência ferrenha da TV aberta com internet, smartphone e canais pagos. Portanto, a repercussão e ,sim, os índices de audiência conquistados pela trama de João Emanuel devem ser celebrados! E a verdade é que a história da vingança de Nina (Débora Falabella) contra Carminha (Adriana Esteves) - idolatrada pelo telespectador - caiu nas graças do público! Todo mundo queria saber quais seriam os próximos passos da mocinha com ares de vilã e para isso, ninguém desgrudou da televisão. Direção afinada, ganchos bombásticos e, claro, uma gama de diversos tipos inesquecíveis de personagens, como Mãe Lucinda (Vera Holtz), Nilo (José de Abreu), Tufão (Murilo Benício) e até mesmo Suellen (Isis Valverde) fizeram deste, o programa mais visto do ano de 2012. Uau.


Senhora do Destino (2004)

Média de Audiência: 50 pontos
Autor Aguinaldo Silva
Por que fez sucesso? Coloque uma vilã carismática, junto de uma mocinha sofredora com uma história realmente comovente e misture com um elenco de peso cheio de atuações afinadas. Pronto: o resultado será mais esse grande hit de Aguinaldo Silva. Renata Sorrah, a impagável Nazaré, é até hoje uma das malvadas da ficção mais lembradas - e idolatradas - pelo público. A cena em que a bandida apanha de Maria do Carmo (Susana Vieira) lavou a alma do telespectador que estava ávido por um acerto de contas. O capítulo final teve pico de 67 pontos de audiência, um sucesso!


O Salvador da Pátria (1989)

Média de Audiência: 62 pontos
Autor Lauro César Muniz
Por que fez sucesso? Essa trama teve a difícil missão de suceder a novela-hit Vale Tudo, e, bem, foi súper bem-sucedida na empreitada! Com alto teor político, a história da ascensão do ingênuo boia-fria Sassá Mutema (Lima Duarte) ao poder, ganhou apoio popular que, inclusive, torcia por seu romance com a professora Clotilde (Maitê Proença). Na época, a trama foi acusada de fazer apologia à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, um dos presidenciáveis, por isso o autor, Lauro César Muniz, precisou desistir de seu plano inicial que era colocar o protagonista da história no mais alto cargo do Congresso.



Renascer (1993)

Média de Audiência: 60 pontos
Autor Benedito Ruy Barbosa
Por que fez sucesso? Ambientada em Ilhéus, na Bahia, Renascer trouxe a deliciosa saga de José Inocêncio (Antonio Fagundes) que do nada construiu um império e vive a rejeitar seu filho mais novo João Pedro (Marcos Palmeira). O público, aliás, vibrou com os embates travados entre pai e filho. Destaque negativo para a atuação de Adriana Esteves, que na pele da escorregadia Mariana foi muito criticada na época. Anos depois, a atriz daria a volta por cima com a personagem Carminha, de Avenida Brasil (2012), que a consagrou como uma das grandes atrizes do país. Tião Galinha (Osmar Prado) e a fabulosa história do diabo preso na garrafa também conquistou a simpatia do público.


Rainha da Sucata (1990)

Média de Audiência: 59 pontos
Autor Silvio de Abreu
Por que fez sucesso? Ela saiu do ferro-velho para tornar-se a dona de um luxuoso edifício na Avenida Paulista, em Sampa! Maria do Carmo (Regina Duarte), com todo seu poder econômico, charme kitsch e desejo de justiça caiu nas graças do público brasileiro, que torceu demais para seu romance com Edu (Tony Ramos) vingar. As vilanias da decadente Laurinha Figueroa envolveram o telespectador até o último minuto. Atirar-se do prédio e incriminar a sucateira, aliás, foi uma jogada de mestre e o Brasil vibrou! Aracy Balabanian e sua Dona Armênia que queria colocar tudo na 'chon' também brilhou. Nem mesmo o sucesso de Pantanal - que incomodou bastante a globo na época - tirou o brilho de mais esse sucesso de audiência.

A Próxima Vítima (1995)

Média de Audiência: 50 pontos
Autor Silvio de Abreu
Por que fez sucesso? Além de deixar no ar a pergunta 'quem é o assassino?', esta novela inovou ao questionar: "quem será o próximo assassinado?". E todo mundo era suspeito! Foi um grande hit pois deixou o público vidrado criando teorias e buscando respostas para as mortes apresentadas. Aracy Balabanian como a chefe da família Ferreto, Filomena, que controla tudo e todos com mãos de ferro, brilhou demais. A vilã Isabela, interpretada por Claudia Ohana, deixou todo mundo com ódio.


Os Mutantes - Caminhos do Coração (2007)

Média de audiência: 15 pontos
Autor Tiago Santiago
Por que foi sucesso? A novela da Record que bateu a Globo. Sim, esse temido dia chegou e foi numa quarta-feira, dia 06/02/2008, contra o jogo de futebol Corinthians x Barueri. Muito mais do que uma história de amor, essa trama apelou para os efeitos especiais e poderes paranormais. Deu certo. Empolgada com o sucesso, a emissora de Edir Macedo encomendou mais duas temporadas o que acabou se mostrando um erro, pois desgastou a história dos seres fantásticos e, claro, com o passar do tempo a audiência minguou.

Nenhum comentário: