terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Maior audiência da história da Record foi conquistada pelo Ratinho!

          
  Nem o fenômeno “Prova de Amor” (2005) nem a trilogia “Caminhos do Coração” (2007/2009), a maior audiência da história da Record foi conquistada por um famoso e irreverente apresentador. Entre setembro de 1997 e agosto de 1998, Ratinho estava na emissora fazendo enorme sucesso. Visando o fenômeno do apresentador com seu programa no Paraná, a Record o contratou e assim iniciava o “Ratinho Livre”, exibido de segunda a sexta, das 20h até a meia-noite.

            Desde a primeira edição, o programa elevou a audiência da Record de forma grandiosa, inclusive assustando a novela das oito da Globo e deixando o SBT em terceiro lugar. Logo no primeiro mês, “Ratinho Livre” já registrava médias acima de 10 pontos, sendo que a Record costumava marcar médias de 3 pontos antes da entrada do apresentador. Não demorou muito e o programa já se aproximava dos 20 pontos em muitas ocasiões. Com o inicio de 1998, ocorreu à explosão do programa. A emissora dos bispos viu saltar sua audiência ótima de quase 20 pontos para quebrar a incrível marca dos 30 pontos.

“Ratinho Livre” começou a registrar médias superiores a 30 pontos a partir de 1998, registrando então a maior audiência da história da Record: 36 pontos e 26% de participação. Naquele mesmo momento, a Globo estava em segundo lugar com 24% de participação. Inacreditável, mas Ratinho conseguiu assustar tanto a Globo que a direção se viu obrigada a esticar o horário de duração da novela “Por Amor”, de Manoel Carlos, que era exibida das 20h30 às 21h30 e passou a ser exibida até às 22h, ganhando 30 minutos. Porém, após o inicio de “Torre de Babel”, nem o horário esticado salvou o fenômeno “Ratinho Livre”. Desde 1990, com a novela “Pantanal” da TV Manchete, a Globo não se assustava tanto com a audiência de outra emissora.

            A sonhada marca dos 40 pontos nunca foi quebrada pela Record. Mas os 36 pontos alcançados por Ratinho já assustaram a Globo e distanciaram bastante do SBT. Apesar do grande sucesso que o apresentador fazia na Record, ele se demitiu e assinou contrato com Silvio Santos, tudo porque a emissora dos bispos pagava R$ 80 mil reais por mês ao apresentador e o Silvio ofereceu nada mais nada menos que R$ 1.000.000 mensal. Ratinho não pensou duas vezes e foi para o SBT, levando consigo seu público e deixando a Record cair novamente para menos de 10 pontos no horário.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: essa audiência já era feita pelo método eletrônico, pois segundo o método flagrante, a maior audiência da história da Record seria mais de 90 pontos, porém esse método controverso não é mais utilizado e para os padrões atuais e para melhor precisão utiliza-se o método eletrônico.

Nenhum comentário: