sábado, 5 de abril de 2014

Viagem no Tempo Novela “Maria do bairro”


María la del Barrio (no Brasil e em Portugal: Maria do Bairro) é uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas (nome comercial do canal XEW-TV) de 14 de agosto de 1995 a 3 de maio de 1996, em 185 capítulos. Baseada em Los ricos también lloran (1972), María la del Barrio é a última telenovela da chamada Trilogía de las Marías, da qual também fazem parte María Mercedes (1992) e Marimar (1994).
Foi exibida em mais de 180 países, entre eles Portugal, pela RTP1, e cinco vezes no Brasil pelo SBT, em 1997, 1998, 2004, 2007 e 2012. A trama contou com Thalía, Itatí Cantoral,Fernando Colunga, Ana Patrícia Rojo, Ricardo Blume, Irán Eory, Carmen Salinas, Osvaldo Benavides e Ludwika Paleta nos papéis principais da história.
Principais Peronagens
MARIA
Maria, jovem que morava em um bairro pobre, e que catava papelão para ajudar sua madrinha Cacilda. Mas sua madrinha acaba morrendo e Maria fica sozinha na vida.
Então Fernando decide ajudar a menina a levando para a sua mansão.
Jovem humilde e simpática. Com muito estudo chega a ser uma mulher fina, mas sem perder o jeito de menina. É apaixonada por Luís Fernando, mas vai ter que lutar muito contra soraya para conquistar seu amor.
LUIS FERNANDO
Maria do Bairro: elenco, fotos e história da novela do SBT
No começo da novela era apaixonado por Brenda, mas acaba tendo uma grande desilusão com a moça. Ele promete que a primeira que cruzar o seu caminho, ele ira se vingar.
Odeia trabalhar e estudar, pois foi sempre mimado pela mãe. No início, seu envolvimento com Maria não passa de uma brincadeira, mas com o tempo ele se apaixona, mas vai ter que sofrer muito pra poder ser feliz ao lado de Maria.
A VILÃ: SORAYA MONTENEGRO
Soraya (interpretada pela bela atriz Itati Cantoral) protagonizou momentos que ficarão pra sempre marcados na memória de quem assistiu à novela. Orgulhosa, falsa, violenta e completamente desequilibrada, Soraya fazia coisas tão chocantes que chegavam a ser engraçadas. Ela não poupava nem mesmo a enteada adolescente, que vivia presa numa cadeira de rodas e a qual ela carinhosamente chamava de “aleijada inútil”. Sobrou também para sua mãe verdadeira, que ela não conheceu quando pequena e que trabalhava com sua empregada para tentar se aproximar dela – quando Soraya descobriu a verdade (e sua origem pobre), ela quase mata a mãe com uma bela surra.

Depois de tantos chiliques, lutas corporais (ela arrasava nos tapas-na-cara de quem ousasse cruzar seu caminho) e muito drama, Soraya morreu queimada num incêndio no último capítulo da novela. Mas o seu legado ficará pra sempre!

Maria Ernandez  (Thalía)
Luís Fernando de La Vega  (Fernando Colunga)
Soraya  (Itatí Cantoral)
Vitória de La Veja  (Irán Eory)
Fernando de La Vega  (Ricardo Blume)
Maria dos Anjos “Tita”  (Ludwika Paleta)
Vladimir de La Vega   (Héctor Soberón)
Penélope  (Ana Patrícia Rojo)
Nandinho  (Osvaldo Benavides)
Calixta  (Silvia Caos)
Lupe  (Meche Barba)
Agripina  (Carmen Salinas)
Carlota  (Rebeca Manríquez)
Padre Honório  (Tito Guizar)
Vera cruz  (René Muñoz)
Gonzalo  (Sebastian Ligarde)
Raimunda  (Emilia Carranza)
Cacilda  (Aurora Molina)
Dr. Carreras  (António Medellin)
Irmã Matilde  (Lilia Michel)
Dr. Suarez  (Juan Antonio Edwards)
Verônica  (Jessica Jurado)
Caridade  (Ninón Sevilla)
Daniel   (Ariel López Padilla)
Alicia  (Yuliana Peniche)
Cecília  (Frances Ondiviela)
Rodrigo  (Carlos G)
Carol  (Pituka de Foronda)
Abelardo  (Enrique Lizalde)
Aldo  (Mauricio Aspe)
Felipa  (Beatriz Moreno)
Urbano  (Raul Padilla Chóforo)
Vanessa  (Montserrat Gallosa)
CURIOSIDADES

* Alguns atores que participaram de Maria do Bairro já morreram: 

Irán Eory (Dona Vitória),
 
 Aurora Molina (Madrinha Cacilda), 
 
Sílvia Caos (Calixta), 
 
Tito Guízar (Padre Honório), 
 
René Muñoz (Padrinho Vera Cruz), 

 
Meche Barba (Lupe), 
Pituka de Foronda (Dona Carol),
 Ariadna Welter (Esperança).


Ariadne Welter Vorhauer(Oscar Montalbán)
 

* A novela na versão americana teve uma voz conhecida no elenco. A dublagem de Soraya Montenegro (Itatí Cantoral), ficou por conta da atriz Neve Campbell (Panic, O Quinteto)
* Foi a novela da trilogia das “Marias” que teve mais sucesso, seguida por Maria Mercedes e Marimar.
* As novelas da Thalia e Rubi são as mais reprisadas em todo o mundo – Maria do Bairro em especial.
* O sucesso foi tanto que além da primeira exibição (1997) ainda rendeu mais 3 reprises (1998, 2004 e 2007) com relativo sucesso cada uma.

* Foi reprisada pela terceira vez desde o dia 12 de novembro às 5 da tarde, substituindo a reprise de A Usurpadora. A reprise terminou no dia 4 de março, terça-feira, perto das 17:40, pois nos dias 3 e 4 de março foram exibidos os 2 primeiros capítulos de O Privilégio de Amar às 17:00.

* Sua primeira exibição, rendeu 19 pontos para o SBT, tendo atingindo picos de 33 pontos em seu último capítulo, segundo publicação da Revista Contigo. Sua primeira reprise, não rendeu 9. Sua segunda reprise, chegou a picos de 20, e sua terceira reprise, que atingia por volta de 7 e 8 pontos, chegava a 9 nas últimas semanas. O final (que só contou com a abertura e cerca de 20 minutos de novela) cravou 8,5 pontos de média, o que é excelente.

* Estava prevista pelos produtores que a telenovela seria um remake da mexicana Los Ricos También Lloran, mas acabou sofrendo alterações em sua história.

* Essa novela teve uma das maiores vilãs das telenovelas mexicanas: Soraya Montenegro, interpretada por Itatí Cantoral. Foi tão cruel que foi capaz de forjar sua própria morte.

* Na vida real, Thalía é a madrinha do filho de Itatí Cantoral, a Soraya Montenegro da trama.
* Itatí Cantoral se destacou muito ao interpretar a vilã maquiavélica Soraya Montenegro.Ela fez muitas maldades na trama: humilhou Maria, matou Oscar Montalbán, sua mãe Calixta e Dr. Mejía, maltratou a sua enteada Alicia, usou Nandinho para se vingar dos De La Vega, humilhava a sua governanta Esperanza, e no final tentou matar Maria colocando fogo numa cabana, mas nesse incêndio ela teve um final trágico: morreu carbonizada.

* Em Portugal, a novela foi emitida pela RTP 1 com a dobragem feita no Brasil.
* Maria do Bairro é a novela mais assistida no mundo (chegando a estar no Guinessbook)
 * Em 2008 a novela foi reapresentada pela televisa ao 12:00, dando ótima audiência; substituindo Maria Mercedes da também cantora e atriz Thalía.
Maria do bairro: maior sucesso dos últimos tempos


Maria do bairro é um sucesso tremendo, uma trama que conquistou a população mundial.
Vista por mais de 1 bilhão de pessoas no planeta e passada em 180 países, Maria do bairro foi um fenômeno da televisa.

No Brasil, conquistou corações marcando 19 pontos de media geral.
Maria esta pela quinta vez sendo reprisada, mas sempre é garantia de ótima audiência.
Maria do bairro é sinônima de sucesso.
E sempre ficara guardada em nossos corações.

Sucesso define essa grande trama mexicana, vista por milhões de pessoas do mundo inteiro.
Essa é
Maria do bairro

Nenhum comentário: