quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Concorrente do Ibope, o GFK já tem data para estrear no Brasil

GfK_logo_RGB_lrg-900x900

O instituto alemão GFK, que conta com o financiamento da Record, SBT, Band e Rede TV, deverá começar a medir audiência no Brasil em janeiro do próximo ano, porém, ainda em fase de testes. Os primeiros dados consolidados, tidos como válidos, deveram chegar ao mercado somente no começo do segundo semestre de 2014.

Após uma análise de quase dois meses, os contratos entre as quatro emissoras e o GFK estão prestes a serem assinados. Faltam poucos detalhes. A base de domicílios que irá compor a medição já está sendo montada.

O instituto GFK promete às emissoras uma medição mais robusta, mais barata e tecnologicamente mais moderna do que a do Ibope. Será montado um painel nacional e painéis regionais em 15 metrópoles, assim como o atual serviço do prestado pelo Ibope.

Contudo, os valores e quantidade de domicílios medidos vem sendo mantidos em sigilo pelos profissionais envolvidos nas negociações. As quatro redes já assumiram um compromisso de investir o suficiente para bancar a implantação do instituto alemão, aqui no Brasil. Há alguns meses, esse valor era de 17 milhões de dólares no primeiro ano.

A Globo, embora defenda a exclusividade do Ibope, observa atentamente às movimentações do GFK.
As negociações entre as quatro redes e o GFK, já começaram há um ano, após um e-mail enviado pelo presidente da empresa alemã. A interlocução entre os alemães e as emissoras tem sido feitas pelo publicitário Fabio Wajngarten, diretor do Controle da Concorrência, serviço que monitora inserções comerciais na TV.


Nenhum comentário: