terça-feira, 22 de outubro de 2013

Especialista revela que SBT é o mais beneficiado nos consolidados do IBOPE

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A audiência em tempo real, conhecida como minuto a minuto, ou até em inglês, real-time, se tornou uma poderosa ferramenta para os programas de televisão, principalmente aqueles que são apresentados ao vivo. Ele que pode determinar o tempo que artistas ficam cantando ao vivo em um programa dominical.

O real-time serve também para orientar editores e diretores de programas, noticiários, induzindo a ordem das reportagens a serem exibidas, e principalmente entre Record e SBT, o “real time” do Ibope influencia até no momento que uma emissora decide ir para o intervalo comercial.

Por ter visto sua audiência estável desde o início do ano cair nos últimos dias, a Record entrou com uma ação judicial contra o instituto, tudo baseado em um estudo técnico-científico feito pelo jornalista Valdecir Becker, mestre em TV digital, doutor em Engenharia Elétrica, professor da Universidade Federal da Paraíba.

Becker comparou as audiências prévias, fornecidas pelo Ibope em tempo real, com as consolidadas, enviadas pelo instituto na manhã do dia seguinte (em São Paulo), e chegou a uma conclusão assustadora: dos 366 dias de 2012, apenas em um único dia, em julho, a audiência prévia coincidiu com a consolidada. E isso apenas nos números da Globo. Nas demais emissoras, houve variações em todos os dias.

O comportamento das variações foi o que mais impressionou; no caso da Record, sua audiência consolidada foi menor em 182 dias e maior em 184. Já para a Globo, a audiência consolidada foi maior em 192 dias e menor em 173. Já o SBT teve consolidados maiores em 224 dias e menores em 142. E o pior, a audiência perdida pela Record na prévia geralmente aparece como ganho para a Globo na consolidada.

“É um risco usar estratégica e comercialmente as informações da audiência prévia. A audiência se baseia na credibilidade. Uma vez que as informações prévias não são confiáveis, sendo constantemente corrigidas, pode-se questionar porque os dados consolidados da audiência o seriam. Do ponto de vista estatístico e da análise da audiência, há dúvidas sobre a qualidade e a utilidade das informações fornecidas pelo Ibope”, diz o especialista.

Em nota ao site Notícias da TV, o IBOPE se defende e diz que: “sempre orienta seus clientes e a imprensa a utilizar apenas dados consolidados de audiência do dia seguinte à transmissão, e não os índices prévios do real time, porque eles podem sofrer ajustes”.

Segundo o instituto, “a recepção dos dados de audiência real time do Ibope pode ser afetada em função de problemas de transmissão de informações. Entre eles, operadoras de telefonia, responsáveis pelo fornecimento serviço de transmissão”.

As informações são do colunista Daniel Castro

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