domingo, 20 de abril de 2014

Remakes de novela: relembre as tramas que tiveram uma segunda versão

Meu Pedacinho de Chão (1971)

A novela de Benedito Ruy Barbosa foi um marco para a dramaturgia, pois, além de ser a primeira trama educativa, foi pioneira na faixa das 18h. A história retratava as brigas entre o Coronel Epaminondas (Castro Gonzaga) e Pedro Galvão (Xandó Batista). Epa simplesmente não concordava com a construção de uma escola e uma igreja nas terras que tinha vendido a Pedro. Além disso, o coronel controlador se incomodava com a amizade entre Pituca (Patrícia Aires, na foto), sua filha, e Serelepe (Aires Pinto).

Meu Pedacinho de Chão (2014)

Benedito Ruy Barbosa atualizou Meu Pedacinho de Chão e a trama volta no mesmo horário que a consagrou, mas com um ar ainda mais lúdico, parecendo um conto de fadas. Sem censura do governo dessa vez, Benedito revelou que a novela não será bem um remake, apesar de ter os mesmos personagens e se passar na mesma cidade. É que agora a rixa entre o Coronel Epaminondas (Osmar Prado) e Pedro Galvão (Rodrigo Lombardi) será contada sob o ponto de vista das crianças Serelepe (Tomás Sampaio) e Pituca (Geytsa Garcia).

Saramandaia (1976)

A primeira versão da novela lançou mão do realismo fantástico da literatura latino-americana na cidade fictícia de Bole-Bole. A trama girava em torno de um tumultuado plebiscito sobre a troca do nome da cidade. Passeavam pelas redondezas os tipos mais exóticos da teledramaturgia brasileira, como a popular dona Redonda (Wilza Carla), que "morreu pela boca": a gulosa explodiu de tanto comer

Saramandaia (2013)

No remake da trama, que estreou como a nova novela das 11 da Globo, Vera Holtz será Dona Redonda, casada com Encolheu (Matheus Nachtergaele). O remake é de autoria de Ricardo Linhares.

Guerra dos Sexos (1983)

A primeira versão da novela foi escrita por Sílvio de Abreu e Carlos Lombardi. O pano de fundo era a disputa entre homens e mulheres, representada a partir da briga dos primos Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran). A cena da guerra de comida entre o casal briguento é um dos marcos da teledramaturgia brasileira.

Guerra dos Sexos (2012)

Silvio de Abreu ficou responsável pela adaptação da trama. Irene Ravache e Tony Ramos viveram o casal protagonista. Fernanda Montenegro e Paulo Autran, os primos Bimbo e Chimbica da primeira versão, foram homenageados como os tios dos Irene e Tony. Reynaldo Gianecchini e Mariana Ximenes também estavam na nova versão da trama, que deu uma patinada na audiência.
 

Gabriela (1975)

Adaptada do romance de Jorge Amado, "Gabriela, Cravo e Canela", a primeira versão da novela foi escrita por Walter George Durst. A trama retrata a cidade de Ilhéus, na Bahia, durante a década de 1920 e teve Sônia Braga como protagonista.

Gabriela (2012)

Na segunda versão da novela, escrita por Walcyr Carrasco, foi Juliana Paes quem deu vida à protagonista Gabriela, uma jovem ingênua e sensual que precisa se adaptar aos costumes de uma cidade pacata e conservadora.

Nenhum comentário: