terça-feira, 26 de novembro de 2013

Gfk promete entregar audiência em tempo real e em todas as praças!


Por esse o Ibope não esperava. Seu mais novo concorrente, o “Gfk” que entra no Brasil para medir a audiência das emissoras já a partir do primeiro semestre de 2014, promete entregar os índices em tempo. Trata-se do famoso, minuto a minuto (real time), que agora vira um alvo de disputa entre os dois institutos.

A promessa do Gfk, segundo informa a jornalista Keila Jimenez, é que a audiência seja medida em todo o país, com medição em tempo real nas 15 principais praças: Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Distrito Federal, Campinas, Goiânia, Vitória, Belém, Manaus e Florianópolis.

Trabalhos de medição de audiência deverão começar o quanto antes!

O Ibope atualmente possui, medição em oito regiões apenas, são elas:  São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Distrito Federal e Salvador. A empresa que pretende ampliar as medições para outras regiões, disse que passa por um processo de negociação para atender as prioridades.
Vale dizer, que com  essa ferramenta de medição minuto a minuto, as emissoras podem tomar decisões (prolongar a participação de um convidado ou não ir para o intervalo comercial) em atrações ao vivo.

Ainda temos que lembrar, que em uma briga judicial com a Record, em 2012, o Ibope admitiu que os dados de audiência fornecidos em tempo real, são estimativos e por isso não devem ser usados para definição de estratégias de programação.

Nenhum comentário: