Por
esse o Ibope não esperava. Seu mais novo concorrente, o “Gfk” que entra
no Brasil para medir a audiência das emissoras já a partir do primeiro
semestre de 2014, promete entregar os índices em tempo. Trata-se do
famoso, minuto a minuto (real time), que agora vira um alvo de disputa
entre os dois institutos.
A promessa
do Gfk, segundo informa a jornalista Keila Jimenez, é que a audiência
seja medida em todo o país, com medição em tempo real nas 15 principais
praças: Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador,
Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Distrito Federal, Campinas,
Goiânia, Vitória, Belém, Manaus e Florianópolis.
O
Ibope atualmente possui, medição em oito regiões apenas, são elas: São
Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife,
Distrito Federal e Salvador. A empresa que pretende ampliar as medições
para outras regiões, disse que passa por um processo de negociação para
atender as prioridades.
Vale dizer,
que com essa ferramenta de medição minuto a minuto, as emissoras podem
tomar decisões (prolongar a participação de um convidado ou não ir para o
intervalo comercial) em atrações ao vivo.
Ainda
temos que lembrar, que em uma briga judicial com a Record, em 2012, o
Ibope admitiu que os dados de audiência fornecidos em tempo real, são
estimativos e por isso não devem ser usados para definição de
estratégias de programação.
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