Na noite desta segunda-feira, dia 25, Fernanda Montenegro recebeu o prêmio de Melhor Atriz da TV mundial na 41ª edição do Emmy Internacional. A atriz foi premiada por Dona Picucha, seu papel no especial da Globo Doce de Mãe. Ela recebeu a estatueta no palco das mãos do ator americano Steve Guttenberg, durante a cerimônia de gala realizada em Nova York, nos Estados Unidos.
Primeira atriz brasileira a vencer o Emmy e a única já indicada ao Oscar, Fernanda se emocionou ao comentar o significado do prêmio:
- Estou muito emocionada e admito agora que fiquei nervosa. Não imaginava ganhar esse prêmio! Gostaria de agradecer à Globo, à Casa de Cinema de Porto Alegre, ao Jorge Furtado e a toda equipe. Nós trabalhamos com muito amor e muita entrega. Esse é um prêmio que pertence a todos que se entregaram a esse trabalho. Estou muito feliz!
Considerada a grande dama do teatro brasileiro, Fernanda Montenegro coleciona personagens que marcaram a dramaturgia brasileira também na TV e no cinema. Em Doce de Mãe, ela interpretou Dona Picucha, uma viúva de 85 anos que encara a vida com bom humor e sabe tirar proveito de todas as dificuldades que enfrenta.
- Doce de Mãe tem um pé na realidade E outro na fantasia. A realidade de um país de jovens onde há cada vez mais velhos e muitas dúvidas de como lidar com eles. A fantasia da comédia, da música, da poesia que tornam a realidade suportável. Picucha tem 85 anos e ainda não sabe bem o que vai ser quando crescer. Eu também não, diverte-se Fernanda.
A conquista também foi celebrada no Brasil, pelo autor e diretor Jorge Furtado:
- Doce de Mãe foi pensado e escrito para a Fernanda. Só ela poderia fazer a personagem. A trama é uma comédia humanista: além dos momentos engraçados, tivemos também muitos outros emocionantes. E ali ela fez comédia e drama com a mesma intensidade, a mesma entrega. A Fernanda ia de um extremo a outro rapidamente. Faz qualquer coisa com muita verdade e é extremamente generosa com quem contracena com ela. É simplesmente a maior e melhor atriz que conheço em televisão, teatro e cinema. Escrever para ela e dirigi-la foi mais que um prazer, uma honra. Para mim, este foi um dos seus grandes trabalhos, um de seus grandes papeis, enaltece.
Doce de Mãe tem autoria de Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado e Miguel da Costa Franco. Uma coprodução da Globo com a Casa de Cinema de Porto Alegre, tem direção de núcleo de Guel Arraes e direção geral de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado. O especial foi exibido na Globo em dezembro de 2012 e vai virar seriado em 2014.
Além do prêmio de melhor atriz para Fernanda Montenegro, a Globo recebeu outras quatro indicações ao Emmy Internacional este ano: Avenida Brasil e Lado a Lado (novela), Como Aproveitar o Fim do Mundo (comédia) e O Brado Retumbante (série dramática).
A Globo é a única TV brasileira que já venceu o Emmy Internacional e, com mais esta premiação, coleciona nove estatuetas do prêmio, considerado o Oscar da televisão mundial. O primeiro foi em 1981, por ‘A Arca de Noé’. No ano seguinte, foi a vez de Morte e Vida Severina. A primeira novela a vencer o Emmy foi Caminho das Índias, em 2009. Em 2011, foi a vez de Laços de Sangue, coprodução com a SIC. No mesmo ano, a Globo foi premiada pela cobertura do Jornal Nacionalsobre a invasão do Complexo do Alemão no Emmy Internacional de Jornalismo. E no ano passado, foram duas estatuetas com as produções O Astro, na categoria Novela, e A Mulher Invisível, na categoria Comédia. Em 1983, Roberto Marinho, fundador da Globo, foi homenageado por Direção.
Divulgação/Rede Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário