domingo, 26 de janeiro de 2014

Confira curiosidades das gravações de Serra Pelada


Juliano Cazarré e Heitor Dhalia no set de filmagens  (Foto: Divulgação/ Globo Filmes)Juliano Cazarré e Heitor Dhalia no set de filmagens (Foto: Divulgação/ Globo Filmes)

Quem assiste à Serra Pelada - A Saga do Ouro se impressiona com a grandiosidade do famoso garimpo, que nos anos 80 foi a casa de milhares de brasilerios ávidos pela febre do ouro. E se pergunta: "como conseguiram recriar algo tão gigantesco?". A produção da minissérie só conseguiu atingir seu objetivo depois de muita pesquisa.
Serra Pelada - A Saga do Ouro (Foto: Divulgação/ Globo Filmes) 
O garimpo do sul do Pará foi recriado em Mogi
das Cruzes (Foto: Divulgação/ Globo Filmes)

O garimpo de Serra Pelada está localizado no sul do estado do Pará, a 35 km do município de Curionópolis. Sua área corresponde a cerca de cinco mil hectares. A produção do programa recriou esse local em Mogi das Cruzes (SP), numa antiga mineradora. Lá existia uma cava - buraco - do tamanho de dois campos de futebol e com cem metros de profundidade.

A escolha dessa área foi definida após vários voos de helicóptero pelo estado de São Paulo e de visitas ao local, e contou com a assessoria de um consultor ambiental. Já os cenários da vila, os bares e prostíbulos, que formam o famoso 'Os trinta', foram filmados em Belém. Um aterro sanitário em Paulínia foi utilizado como o local ideal para reproduzir o acampamento dos garimpos.

Serra Pelada - A Saga do Ouro (Foto: Divulgação/ Globo Filmes)1.600 figurantes foram contratados para cenas no barranco (Foto: Divulgação/ Globo Filmes)

Durante as gravações, outros números também surpreenderam. Para recriar o sobe e desce das "formigas humanas" pelos barrancos foram utilizados 1.600 figurantes. Elenco de apoio foi composto por 89 atores e, para realizar todo o telefilme, foi preciso uma equipe com mais de 300 pessoas envolvidas direta e indiretamente. Outro dado interessante: a produção gastou cerca de 30kg de protetor solar. Se o brilho do ouro não foi visto no garimpo de mentira, o do sol não deu trégua.

Serra Pelada – A Saga do Ouro é uma adaptação para a televisão do filme homônimo, que estreou nos cinemas em 2013. Em formato de minissérie, exibida em quatro capítulos, o programa ganha nova montagem e edição, com a inclusão de cenas inéditas.

Nenhum comentário: