
- Nome: Francisco Cuoco
- Data de nascimento: 29/11/1933
- Signo: Sagitário
- Atividade: Ator
- Cidade de nascimento: São Paulo / SP
- Paulista, amante das telenovelas, o jovem Francisco era fascinado pelos textos de Nelson Rodrigues. Seu primeiro trabalho em TV foi baseado numa obra do polêmico escritor, Pouco Amor Não É Amor, de 1963. Quem o dirigiu foi o então estreante Fernando Torres, marido de Fernanda Montenegro. Sua primeira trama de sucesso foi uma novela de Dias Gomes, Assim na Terra como no Céu, marcando sua estréia na Globo, emissora que o tem com exclusividade até hoje. Seu charme de galã ganhou destaque com a interpretação do taxista Carlão, em Pecado Capital, de 1975. A partir daí, virou um dos mais aplaudidos atores da teledramaturgia nacional.
-
Iniciou em 1964 na Rede Record novela 'Marcados pelo Amor'.Passou pela Bandeirantes.Em 1970 ingressou na TV Globo onde fez mais de 45 novelas.
Iniciou no cinema em 1960 onde tem 8 filmes.Ator de teatro com varias peças.
Trabalha na TV Globo.
Carreira na televisão
A probição de Roque Santeiro, em que viveria o papel título, pela censura, levou Francisco Cuoco para Pecado Capital (TV Globo, 1975), novela de Janete Clair, onde interpretou Carlão, um motorista de taxi que "herda" uma mala de dinheiro deixada em seu carro por um assaltante, morto em um tiroteio com a polícia. A princípio ele pretendia entregar o dinheiro à polícia, mas uma grave doença do pai acabou fazendo-o mudar de idéia e ele fez um primeiro empréstimo à maleta. A partir daí sua vida seria mergulhada num turbilhão de novos acontecimentos. Betty Faria interpretou Lucinha, a noiva de Carlão no início da novela. Enquanto Pecado Capital não ficava pronta, a TV Globo reprisou um compacto de Selva de Pedra, antigo sucesso de Francisco Cuoco, mantendo assim a audiência no horário.
Cena final de Pecado Capital:
Carlão morre baleado, abraçado à mala de dinheiro que mudou o seu
destino. Janete Clair já havia matado antes um dos protagonistas de Irmãos Coragem, mas ninguém esperava esse desfecho em Pecado Capital. Janete Clair era, defitivamente, uma novelista que sabia mexer com a emoção do público.
Anos depois, a TV Globo regravou um
remake da novela para o horário das 18 horas. Não obstante a adaptação
ter sido feita pela grande Glória Perez, não teve o mesmo impacto. Na
nova versão Francisco Cuoco viveu o patriarca Salviano Lisboa,
brilhantemente interpretado na primeira versão por Lima Duarte. Foi
também a primeira vez que Cuoco se desgostou com uma companheira de
elenco. A atriz Carolina Ferraz não foi uma companheira à altura do
grande Francisco Cuoco. Uma pena!

Regina Duarte e Francisco Cuoco na novela Selva de Pedra, da Rede Globo
Francisco Cuoco enaltece sua relação com Thaís Almeida e prova que o amor não tem idade (ela é 53 anos mais jovem). “Nos cuidamos muito, ou melhor, Thaís cuida mais de mim que eu dela. Ela me ajuda a ter o equilíbrio mental e físico que antes não tinha. Estamos ligados por muito amor e carinho”, declara o ator , de 79 anos. Cuoco se inspira no pirata Jack Sparrow para fazer uma cena irreverente com sua sereia para ensaio publicado na Caras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário