Cada vez mais cobiçado e adulado, o público dos adolescentes e pré-adolescentes sempre teve suas manias e preferências. Saiba quais foram as dez maiores febres (algumas recentes, outras nem tanto) dos jovens – e qual deixou o maior impacto…
Antes deles não havia manias dos teens. O quarteto de Liverpool foi a primeira grande febre dos jovens, marcando a década de 1960. A banda foi a primeira a ser perseguida por legiões de fãs em todas as partes do mundo. Sua popularidade permaneceu tão grande que os Beatles são reconhecidos não só com um fenômeno pop, mas também como a banda de maior sucesso e influência do século XX. Ainda hoje o grupo arranca suspiros (e uma boa grana) não só dos jovens, mas também de marmanjos e moças de todas as idades. Recém-lançado, o game The Beatles Rock Band relembra sucessos da banda britânica e possibilita que os fãs acompanhem 46 canções do quarteto nos vocais, bateria e baixo. Outra prova de que os Beatles não morreram: os 13 álbuns do grupo acabam de ser relançados com remasterização digital, com sucesso nas vendas
Filho de feiticeiros, Harry Potter fica órfão quando seus pais são mortos pelo terrível Voldemort, o megavilão da saga. Daí começam a surgir os numerosos e incríveis obstáculos que o bruxinho é obrigado a enfrentar. Desde o seu primeiro volume, a série da britânica J.K. Rowling ganhou uma popularidade surpreendente. Fez milhões de pequenos fãs do mundo todo dedicarem um bom tempo às páginas de suas histórias. As linhas acabaram saindo do papel e migrando para as telonas do cinema, videogames e outros milhares de produtos relacionados aos personagens. Uma máquina de produzir dinheiro, a série continua mobilizando multidões há uma década.
O filme, lançado em 2006 pela Disney, virou um fenômeno na faixa de idade que vai dos chamados “tweens” aos adolescentes: conta a história de Troy Bolton e Gabriella Montez (interpretados pelos belos Zac Efron e Vanessa Hudgens), jovens que lutam pelos dois papéis principais no musical que a escola monta todo ano. A história é cheia de mensagens de amizade, honestidade e respeito. Reprisado incessantemente no canal pago e depois em canais abertos, é um dos maiores fenômenos de audiência e venda de produtos relacionados da história da Disney. Em sua turnê pela América Latina, o grupo veio a São Paulo cobrando um preço salgadíssimo nos ingressos – entre 100 e 600 reais – e, mesmo assim, não deu conta da demanda de fãs. Não é à toa que a receita foi seguida por outras produções dedicadas ao mesmo público.
Amor e renúncia são ingredientes básicos da história de Crepúsculo. Talvez seja esta a chave do sucesso tanto da série escrita pela americana Stephenie Meyer quanto da adaptação de seu primeiro episódio para o cinema: a tentativa de devolver a uma geração de adolescentes um tipo de romantismo que parecia descartado. Depois do estouro dos livros, o custo do filme – 37 milhões de dólares – não demorou para ser quintuplicado logo nas três primeiras semanas de lançamento. A nova produção da mesma série, Lua Nova, já estreou quebrando recordes de bilheteria – graças à participação do casal Robert Pattinson e Kristen Stewart, queridinhos dos jovens de todo o mundo
Surgida em 1977, a boy band latina alcançou projeção mundial na década de 80. No Brasil, era o grupo musical que dominava as preferências das meninas. Os garotos porto-riquenhos apareciam tanto em programas de TV e rádio e nas revistas e jornais que se tornaram um verdadeiro fenômeno em todo o continente – e até fora dele, algo raro para um grupo que não fosse americano ou britânico. Em seu apogeu, seus componentes eram Robby Rosa, Charlie Massó, Roy Rosselo, Ray Reyes e Ricky Martin, na época um pré-adolescente. Em 2007, o reality show Making Menudo se propôs a escolher uma nova formação para a banda.
A popstar que dá nome ao seriado do Disney Channel faz tremendo sucesso com sua vida dupla. A série americana, no ar desde 2006, encantou os jovens com as músicas e coreografias, além de contar com a atriz e cantora Miley Cyrus como protagonista. Celebridade desde a estreia do programa, quando tinha 15 anos, Miley já é uma das jovens estrelas mais rentáveis – e imitadas – da história. Parte do sucesso está na fórmula: Hannah Montana repete todos os ingredientes que deram certo em High School Musical e ainda conta com o carisma de sua jovem estrela. A série já virou filme e videogame, e o elenco se apresenta em shows no mundo todo.
Os garotos se uniram pela primeira vez em 1984, em Boston, mas foi no fim da década de 80 que dominaram o mundo do pop. A primeira música a tocar nas rádios foi Please Don’t Go Girl (1988), e, a partir daí, o grupo começou a incrementar as vendas de CDs, singles e vídeos. Porém, depois de uma programação intensa de turnês e novos lançamentos, a banda ficou um tempo parada – até 1994, quando houve uma tentativa de retomada – aliás, não muito bem sucedida. Surpreendentemente, o grupo retornou aos palcos em 2008, com os integrantes originais: Jordan e Jonathan Knight, Joey McIntyre, Donnie Wahlberg e Danny Wood.
Bonitinhos e barulhentos, os três irmãos são comportadíssimos: moram com os pais, rezam antes de cada apresentação e usam “anéis de compromisso”, que simbolizam a disposição de não fazer sexo antes do casamento. Os irmãos Nick, Joe e Kevin lançaram seu primeiro disco em 2006, mas só estouraram mesmo depois de uma promoção massiva da Disney, que apostou na aparição do grupo em produções como Hannah Montana e Camp Rock. Em maio de 2009, a Disney também lançou um filme em 3D com shows dos irmãos: The 3D Concert Experience.
De forma primorosa, J. R. R. Tolkien criou um universo próprio – e conseguiu levar milhares de jovens leitores a mergulhar nele. Em três volumes da saga, o autor descreve a chamada “Terra Média”, habitada não só por homens, mas por dezenas de seres que ele mesmo inventou, como os hobbits e os orcs. O livro foi lançado pela primeira vez em 1954, mas, desde que se anunciou que o livro viraria filme, suas vendas subiram 500% nos Estados Unidos. No Brasil, aconteceu fenômeno semelhante – a editora Martins Fontes, que publica a obra desde 1994, viu sua vendagem global pular de 40.000 para 80.000 exemplares apenas nos seis primeiros meses.
Mitchie (Demi Lovato) é uma menina pobre e com talento para a música. Seu sonho é frequentar o Camp Rock, acampamento de férias onde crianças ricas aprendem a ser astros do pop. Para compor o elenco dessa história cheia de lições vida, trama típica dos estúdios Disney, o filme conta com a participação dos irmãos Jonas. Lançada na Disney Channel em 2008, a produção foi assistida por nada menos que 8,9 milhões de telespectadores na noite de estrei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário