Enquanto
a TV a Cabo está em ascensão no Brasil, grupos americanos vem apostando
no crescimento da internet. Embora ainda represente uma fatia pequena
de residências, a tendência de “cortar o cabo” da TV mais que sobrou nos
EUA: em 2007, eram 2 milhões de telespectadores sem TV paga. Hoje, são
pouco mais de 5 milhões.
Por conta
disso, a Nielsen, empresa que mede a audiência televisiva nos EUA,
confirmou uma importante mudança: a audiência na internet, agora, também
conta. A partir de setembro deste ano, as casas norte-americanas que
não tiverem TV por assinatura, mas que tiverem seus aparelhos conectados
à internet- também serão consideradas nas aferições.
A
empresa americana não tem planos de medir os cliques em território
brasileiro, mas o Ibope já estuda formas de medir a audiência de quem
assiste à televisão pela internet por aqui. Segundo Dora Câmara,
diretora regional do Ibope, o monitoramento de conteúdos televisivos
assistidos em TVs conectadas à internet será implementada em três
etapas.
A medição que o Ibope estuda
fazer se dividirá em três etapas. A primeira, apenas a aferição de
conteúdos transmitidos ao vivo. A segunda inclui programas gravados e
vistos posteriormente e a terceira identificará conteúdos transmitidos
via internet e acessados por outros dispositivos.
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