quinta-feira, 14 de março de 2013

Nielsen vai medir audiência da internet; Ibope pretende fazer o mesmo

nielsen_logo
Enquanto a TV a Cabo está em ascensão no Brasil, grupos americanos vem apostando no crescimento da internet. Embora ainda represente uma fatia pequena de residências, a tendência de “cortar o cabo” da TV mais que sobrou nos EUA: em 2007, eram 2 milhões de telespectadores sem TV paga. Hoje, são pouco mais de 5 milhões.
Por conta disso, a Nielsen, empresa que mede a audiência televisiva nos EUA, confirmou uma importante mudança: a audiência na internet, agora, também conta. A partir de setembro deste ano, as casas norte-americanas que não tiverem TV por assinatura, mas que tiverem seus aparelhos conectados à internet- também serão consideradas nas aferições.
A empresa americana não tem planos de medir os cliques em território brasileiro, mas o Ibope já estuda formas de medir a audiência de quem assiste à televisão pela internet por aqui. Segundo Dora Câmara, diretora regional do Ibope, o monitoramento de conteúdos televisivos assistidos em TVs conectadas à internet será implementada em três etapas.
A medição que o Ibope estuda fazer se dividirá em três etapas. A primeira, apenas a aferição de conteúdos transmitidos ao vivo. A segunda inclui programas gravados e vistos posteriormente e a terceira identificará conteúdos transmitidos via internet e acessados por outros dispositivos.

Nenhum comentário: