Nesta
semana, o SBT gerou uma chamada promovendo uma campanha para premiar
quem revelasse um domicílio que tem “peoplemeter”, o aparelho que afere a
audiência.Essa intriga que a emissora tem com o Ibope não é muito
recente.
O próprio dono do SBT, o
empresário e apresentador Silvio Santos, começou sua campanha contra o
instituto fazendo comerciais na TV oferecendo prêmios valiosos a quem
aparecesse na emissora com um peoplemeter em 2000, insatisfeito com a
audiência da emissora em 1995.
Na
época, o Ibope chegou a ameaçar deixar a emissora fora da medição, se o
empresário não abandonasse a ideia. Silvio Santos trouxe a
norte-americana Nielsen para iniciar sua empreitada de montar um
concorrente do Ibope. O que se fala nas TVs e no mercado publicitário é
que o homem do baú gastou mais de US$ 2 milhões no negócio.
A
Nielsen passou dois anos montando a estrutura de medição, instalou
peoplemeters e levantou os primeiros dados de audiência, que nunca foram
divulgados. Na época, o comentário no mercado foi de que os resultados
ficaram próximos aos do Ibope.
Nesta
semana, o Ibope disse que a identificação dos domicílios que compõem a
amostra representa o descumprimento de regras contratuais e que pode
gerar grandes prejuízos não só ao Ibope, mas a todo o mercado
publicitário, caso o SBT voltasse com a campanha. Em nota, o canal disse
que tudo não passou de um equívoco e que não levará o projeto adiante.
Resta saber se o problema é realmente do instituto ou se é da programação da emissora que não ganha grande investimento há anos.
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