quarta-feira, 9 de maio de 2012



Malhação (1ª temporada)

 
A primeira temporada da série de televisão brasileira Malhação foi produzida e exibida pela Rede Globo, entre 24 de abril de 1995 e 1 de março de 1996. A história foi "Está no ar", escrita por Andréa Maltarolli, Patrícia Moretzsohn, Márcia Prates e Emanoel Jacobina, com roteiro final de Charles Peixoto, direção de Leandro Neri e Flávio Colatrello Jr., e direção-geral de Roberto Talma. Teve supervisão de texto de Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn.
Teve Juliana Martins, Danton Mello, Sílvia Pfeifer, Carolina Dieckmann, Fernanda Rodrigues, Luigi Baricelli, Dill Costa, Fabiano Miranda, Bruno de Lucca nos papéis principais.

Audiência

Malhação tinha a missão de aumentar os níveis de audiência de Irmãos Coragem, novela das seis que a sucedia e que vinha sendo um fracasso, com médias beirando os 30 pontos. Devido aos baixos índices de audiência da trama, a Rede Globo pensou em encurtá-la, porém Malhação correspondeu às expectativas da emissora, e Irmãos Coragem passou de 31/32 pontos a até 38 pontos, e não precisou ser encurtada, tendo terminado em Julho, como previsto.
O primeiro capítulo de Malhação quase duplicou a audiência da Rede Globo na faixa das 17h30, com uma média de 31 pontos em São Paulo. O humorístico Escolinha do Professor Raimundo, que ocupava o horário do seriado, tinha médias entre 15 e 18 pontos.

Malhação de Verão

Em Março de 1996, foi exibido o Malhação de Verão, às 17h30, em 20 capítulos.[5] As cenas foram gravadas no Hotel Fazenda Saint Moritz, em Teresópolis.
Teve direção-geral de Carlos Magalhães e supervisão de texto de Ana Maria Moretzsohn.

Curiosidades




  • Elizângela fez uma perticipação especial como Zenaide (Záza), uma ex-manicure que herdou a academia.
  • Malhação estreou em 24 de Abril de 1995,dois dias antes Rede Globo completar 30 anos no ar,pois ela fez 30 anos em 26 de Abril.
  • Malhação marcou a televisão brasileira, inaugurando um novo conceito em teledramaturgia, semelhante ao das soap-operas norte-americanas, nas quais também não há previsão de término.
  • Para desenvolver uma história dentro dessa estrutura, foi criada uma "mini-história" a cada semana: uma trama que começasse na segunda-feira era resolvida na sexta, quando surgia o foi condutor para a trama da semana seguinte. Este formato permaneceu ao longo dos primeiros anos. Depois as ações das tramas passaram a ser contínuas, sem haver a preocupação de concluir a história.
  • A atriz Myriam Rios foi convidada por Roberto Talma a interpretar a personagem Paula, dona da academia. Porém, a direção da emissora desistiu na última hora por considerá-la jovem demais para o papael, e a atriz Sílvia Pfeifer foi então escolhida para o interpretar.
  • A Rede Globo foi multada pelo Juizado de Menores do Rio por exibir, durante Malhação, uma cena erótica envolvendo um menor de idade. Na cena, ambientada no box do vestiário da academia, Lola (Gisele Fraga) e Dado (Cláudio Heinrich) fazem sexo e aparecem as nádegas da moça. Os dois foram flagrados pelos personagens Héricles (Danton Mello), Bella (Juliana Martins) e pelo garoto Fabinho, interpretado pelo ator Bruno de Luca, que tinha 12 anos na época.
  • * A academia Malhação foi construída nos estúdios da Cinédia, em Jacarepaguá. Ocupava uma área de 1.560 m² e tinha estacionamento, piscinas, bar, vestiário, terraço, entrada principal, etc.

 Produtos "Malhação"

A Editora Globo investiu R$ 500 mil no lançamento de uma revista mensal chamada Malhação, focada em esporte, saúde e beleza. De facto, o projeto da revista já havia sido concebido meses antes de estrear o seriado, porém foi antecipado por causa do grande sucesso do mesmo.[9]
E esse não foi o único produto inspirado pelo sucesso da novela teen. Vários produtos Malhação foram lançados, como sandálias, bonés, moletons, camisetas e shampoos.

ELENCO
 

Veio do interior para estudar História na UFRJ e, precisando de dinheiro, começa a trabalhar na academia como auxiliar administrativo de Paula. Seu objetivo é guardar dinheiro e viajar para a Europa em busca de seu amor platônico, a grega Cassandra. É inocente, virgem e muito culto, apesar de não fazer o gênero "intelectualóide". Tem mania de leitura e não faz exercícios.

Adotada por um casal de médicos, é inteligente, linda e asmática. Precisa fazer natação mas também pratica ginástica e alongamento. Romântica, toca saxofone e é noiva de Romão, o rapaz mais cobiçado da academia.

Batalhou muito para montar a academia e está separada de Fábio, seu primeiro marido. É uma boa professora de educação-física e uma administradora competente.

 Filha de Paula, adora judô e participa de pequenos campeonatos. Está numa fase crítica da adolescência e tem uma agenda secreta.
 
Filho de Paula, é gordinho, encapetado e está sempre querendo chamar a atenção. Morre de ciúmes da irmã e da mãe.
 
Empresário rico e "pão duro", vive entre Barcelona e Rio. Mau caráter, volta e meia, aparece para estragar os relacionamentos de Paula.


 Olga Pratta (Nair Bello)
Mãe de Paula, é moderna e bem humorada. Não tem vontade de se casar de novo, é elegante e só perde a pose quando exagera na bebida.
 
Coronel reformado do Exército, é amigo da família Pratta há muitos anos e se sente um "paizão" de Paula. Alimenta um amor por Olga, mas não é correspondido.


 Bróduei do Nascimento Jr. (Fabiano Miranda)
Auxiliar da cantina da academia, se expressa através de gírias e raps de sua própria autoria. Pratica judô mas morre de medo da piscina porque não sabe nadar.

 
 Maria Candelária Santiago (Dill Costa)
Mãe de Bróduei, é faxineira da academia, mora na Rocinha e é flamenguista fanática.
 
 Eduardo "Dado" Siqueira (Cláudio Heinrich)
Professor de artes marciais, é bonitão e serve como uma espécie de xerife da academia. Destaque para seu bordão: "Bonito isso, né? Eu li num livro!"
 
Irmã de Dado, é falsa, intrigueira e muito namoradeira.

Antiesportiva, trabalha na locadora da academia e quer ser cineasta.

Bem humorado e machão, só vai à academia para "paquerar" as meninas.
 
Namorado de Tainá, faz coleção de tudo e só pensa em sexo.
 
Tainá Rebouças (Ana Paula Tabalipa)
Sua mãe é doida e seu pai é homossexual. Tudo que deseja é se casar e ter filhos, Tainá é irmã de Gabriel.

Noivo de Bella, é lindo mas mau-caráter. Resolve tudo na briga e é irmão de Nininha.

Supercampeão de natação, tem orgulho em ser negro.

Irmã de Romão, rebelde e ambiciosa que vai derrotar Juli de suas maldades, Nininha é namorada de Gabriel.
Irmão de Tainá, não aguenta as loucuras de seus país, muito namoradeiro mas ama bastante sua namorada Nininha e que ele é amigo de Héricles.

Participações especiais

AtorPersonagem
Carla ReginaJane
Maria FlorNininha Marques Macieira
Dione FoladorMarcos Henrique filho
Guga CoelhoJoão Carlos
Danielle WinitsMelissa Brown
Nívea MariaAntônia
Totia MeirelesElaine
Guilherme FontesRei Star
Renata Castro BarbosaSu
Petrônio GontijoGregório
Mylla ChristieBranca / Alva
Andréa VeigaAndrea
Nico PuigRaul (Bad Boy)
Tadeu di PietroMauro
Lúcio MauroFerreira
Fábio Villa VerdeAfonso César
Murilo RosaJurandir
Otávio MullerCruzeirinho
Guilherme PivaMerreca
Tamara TaxmanMaria Eudóxia
Márcio VitoHiponga
Thiago FragosoCarlos Alberto
Patrícia de SabritMicaela
Luciana VendraminiPaulinha
Anna CotrimRepórter
Felipe MartinsMickey
Gisele FragaLola
Cláudia LiraCarla
Eliana PittmanBegaiane
Gonçalo DinizDiego
Myriam RiosTeresa
Rubens CaribéAranha
Alexandre FrotaPavão
Eduardo CaldasLucas
Antônio PedroConde Fortuna
Rogério CardosoFlávio Silvestre
Júlio LevyCachorrão
Suzana FainiHilda
Giovanna GoldVera
Evandro MesquitaIvan
João RebelloCaco
Oswaldo LoureiroGeneral Milton
Rodrigo PennaTomás G.
Lúcia AlvesTulê Berná
Daniel DantasMarcos
Lucas RodriguesHenrique Luís
Gustavo HaddadPlínio
Alexandra MarzoSuzy
Nina de PáduaVívian
Emílio di Biasi ???
Paulo ReisAntenor
Fábio JunqueiraMárcio
Marcelo GarciaZeca
Carla CeccatoRaquel
Mônica ArealTininha
Frederico BenediniGonzalez
Marcelo FaustiniJuca
Viviane NovaesLúcia
Fabiano NogueiraPedrão
Gustavo LongBruno
Marie CatarineBebel
Guto BittencourtJuninho
Renata GhelliRuth
Mariana LeoniTuca
Duda PinheiroMaurício
Ricardo SampaioCarlão
Henrique FariasCabelo







Um comentário:

pedro disse...

Sinto saudades dessa temporada de malhação