segunda-feira, 7 de maio de 2012

As empregadas inesquecíveis da TV

A profissão está em alta na novelas "Avenida Brasil" e "Cheias de Charme". Relembre outras domésticas da ficção

A profissão de empregada doméstica nunca esteve tão em alta nas novelas da TV. E elas são as protagonistas das atuais novelas das 19h e das 21h na Globo.


Foto: Divulgação/TV Globo Nina (Débora Falabella) é a vingativa chef que se infiltra como doméstica em "Avenida Brasil"
Nina (Débora Falabella) é a chef de cozinha que se infiltra como empregada na casa de Carminha ( Adriana Esteves ), para se vingar da patroa em " Avenida Brasil ". Enquanto isso, em " Cheias de Charme ", as empregadas Maria da Penha ( Taís Araújo ), Maria do Rosário (Leandra Leal) e Maria Aparecida (Isabelle Drummond) lutam contra as injustiças sociais e buscam o sucesso no mundo musical, montando o grupo As Empreguettes e concorrendo com a estrela popular Chayene (Cláudia Abreu).
Conheça as protagonistas de "Cheias de Charme"


Foto: Divulgação/TV Globo A vilã Chayene (Cláudia Abreu) e as três Marias: Rosário (Leandra Leal), Penha (Taís Araújo) e Cida (Isabelle Drummond) em "Cheias de Charme"
É a vingança da cozinha contra a onipotência das patroas burguesas. Mas se esse movimento popular aparece nas novelas somente agora, a presença das empregadas na TV - de forma submissa, cômica, sensual ou apenas no elenco de apoio - sempre existiu.

Foto: Divulgação/TV Globo Juliana Paes em "Gabriela", remake da novela de 1975, baseada no livro de Jorge Amado
Assim, a galeria de empregadas inesquecíveis da TV já conta com um grande número de representantes, das mais variadas estirpes. E vem aí mais uma representante: Gabriela ( Juliana Paes ) é a retirante que vai trabalhar como doméstica na casa do turco Seu Nacib (Humberto Martins), no remake da novela produzida em 1975, baseada no livro de Jorge Amado.

Foto: Reprodução Sônia Braga e Armando Bógus como Gabriela e Seu Nacib na versão original de "Gabriela"
E não será a primeira empregada na carreira de Juliana Paes: ela se consagrou justamente no papel da doméstica Ritinha em "Laços de Família" (2000). Ritinha se envolveu com o patrão Danilo ( Alexandre Borges ), deu à luz gêmeos e morreu no parto. Mas enquanto Ritinha morria, a carreira de Juliana apenas começava.
Sônia Braga e Armando Bógus como Gabriela e Seu Nacib na versão original de "Gabriela" E não será a primeira empregada na carreira de Juliana Paes: ela se consagrou justamente no papel da doméstica Ritinha em "Laços de Família" (2000). Ritinha se envolveu com o patrão Danilo ( Alexandre Borges ), deu à luz gêmeos e morreu no parto. Mas enquanto Ritinha morria, a carreira de Juliana apenas começava.



Cláudia Rodrigues interpretou a divertida Marinete no seriado "A Diarista", que estreou em 2004, permanecendo cerca de três anos no ar. Foto: TV Globo
 
Cláudia Jimenez marcou época como Edileusa no humorístico "Sai de Baixo". Foto: Reprodução
Com a saída de Edileusa, Márcia Cabrita entrou no programa vivendo a empregada Neide Aparecida - aqui ao lado de Magda (Marisa Orth). Foto: Reprodução

Alessandra Maestrini como a divertida Bozena em "Toma Lá Dá Cá", atualmente em reprise no Canal Viva. Foto: Divulgação/Canal Viva

Juliana Paes viveu Ritinha e era assediada pelo patrão em 'Laços de Família' (2000). Foto: Reprodução

Nenhum comentário: