terça-feira, 8 de outubro de 2013

Os 10 personagens mais marcantes de novelas brasileiras

Seja pelo carisma que despertou, por uma tirada cômica ou até pela maldade extrema… Alguns personagens de novelas brasileiras fizeram tanto sucesso que, não importa quanto tempo passe, serão sempre lembrados pelo telespectador.


1. Tonho da Lua (Mulheres de Areia)
Quem consegue manter o sorriso, ainda nos dias de hoje, diante de uma imitação de Tonho da Lua? Basta uma simples combinação entre Ruth e Raquel ou uma gagueira sem querer para que algum engraçadinho emende uma gracinha com o personagem de Mulheres de Areia (1993). É por isso que ele é o personagem mais carismático de toda a história. A interpretação majestosa de Marcos Frota na pele do talentoso escultor de areia fez com que o personagem com deficiência mental se tornasse, na verdade, o mais inteligente defensor de sua amada “Ruthinha”. Por isso também, quase ninguém se lembra do intérprete de Tonho na primeira versão da novela, vinte anos antes.

2. Nazaré (Senhora do Destino)
 
Qual era a história da personagem? Uma pequena lista dos feitos de Nazaré como vilã: roubou uma criança para comprovar uma falsa gravidez e convencer seu amante a abandonar a família e se casar com ela. Depois, traiu e matou o próprio marido, que apenas encabeça a sua lista de assassinatos.
O que faz dela inesquecível? A loira conquistou fãs com muito humor negro, sarcasmo, ironia e uma risada maquiavélica. Demonstrava sua autoestima exacerbada travando vários diálogos com o próprio espelho


3. Sinhozinho Malta e Viúva Porcina (Roque Santeiro)
 
Qual era a história das personagens? Porcina era a viúva farsante do personagem principal, Roque Santeiro (vivido por José Wilker). Sinhozinho Malta fechava um triângulo amoroso que estendeu-se até o último capítulo da novela. No final das contas, Porcina ficou com o fazendeiro brega que se sujeitava a imitar cachorrinho e lamber a mão da amada.
O que faz delas inesquecívels? Além de submeter-se às vontades da tresloucada Porcina, Malta ficou na história ao repetir o bordão 'Tô certo ou tô errado?', enquanto balançava seus braceletes e cordões de ouro. 

4. Dona Armênia (Rainha da Sucata)
 
Qual era a história da personagem? Mãe superprotetora de três filhos crescidos (a quem chamava de "minhas filhinhas"), Dona Armênia não era a personagem principal de Rainha da Sucata, mas a interpretação de Aracy Balabanian transformou a simples coadjuvante em uma das figuras mais imitadas da televisão brasileira.
O que faz dela inesquecível? Fora o visual exageradamente colorido e estampado, Dona Armênia tinha um sotaque armeno carregado que sempre causava risadas, especialmente quando dizia que pretendia 'colocar essa prédio na chon'. 

5. Natasha (Vamp)
  
 A paixão pelo submundo dos vampiros começou muito antes da saga Crepúsculo. Em 1991, era Natasha (Claudia Ohana) quem encantava com uma pele friamente pálida, olhos vermelhos e dentes afiados. A vampira, que conseguiu fama no mundo musical ao fazer um pacto com o mestre conde Vlad, luta para desfazer o acordo e escapar da maldição – ainda mais depois que se apaixona pelo mortal Lipe. Mas é a partir dela que Armação dos Anjos se torna praticamente uma cidade vampiresca.
 6.Viúva Perpétua (Joana Fomm), de 'Tieta'
 
Qual era a história da personagem? Irmã da protagonista, Perpétua era a beata moralista que condenava religiosamente a todos na cidade de Santana do Agreste. Mas a vida de Perpétua foi se complicando com a volta da irmã; Tieta acabou desenrolando um romance com seu próprio sobrinho seminarista, Ricardo (Cássio Gabus Mendes), filho de Perpétua.
O que faz dela inesquecível? As discussões de Perpétua com as beatas atrapalhadas Cinira e Amorzinho, além de seu grande segredo guardado em uma caixinha misteriosa... 

7. Jorge Tadeu (Pedra sobre Pedra)
Qual era a história da personagem? Um fotógrafo misterioso que usava seu charme para conquistar a população feminina (incluindo solteiras e casadas) da cidade fictícia Resplendor. Nem seu assassinato pelas mãos da mãe de uma de suas conquistas foi suficiente para apagar o personagem da trama.
O que faz dela inesquecível? Uma boa dose de realismo fantástico ajudou as mulheres seduzidas a reencontrar o fotógrafo após sua morte; enquanto vivo, Jorge Tadeu tinha o costume pouco ortodoxo de urinar nas flores da praça da cidade. Ao perceberem que flores de 'copos de leite' brotavam no túmulo do fotógrafo, suas amantes passaram a comer a planta para receber novas visitas do galã. 

8. Bebel (Paraíso Tropical)
Poucas candidatas a vilã ganharam tanto a simpatia do público quanto a prostituta Bebel de Paraíso Tropical (2007). Ao lado do mau caráter Olavo, ela formou um dos casais mais famosos e interessantes das novelas brasileiras até hoje. Seu ar de superioridade – comum às mulheres que sabem que são bonitas e poderosas – e a falta de bom senso ainda garantiram à personagem um toque de humor que foi fundamental para o seu sucesso. Camila Pitanga foi quem deu vida à musa do calçadão de Copacabana.

9.Odete Roitman (Vale Tudo)
 
Qual era a história da personagem? A poderosa empresária Odete Roitman foi uma das vilãs mais marcantes da história do horário nobre.
O que faz dela inesquecível? "Quem matou Odete Roitman?" era a grande questão a ser desvendada na época, que perdurou por 11 capítulos. Para manter o suspense, a resposta foi gravada - em cinco versões diferentes - apenas no dia em que o último capítulo foi exibido, em 6 de janeiro de 1989. 

10. Odorico Paraguassu (O Bem Amado)
 
Qual era a história da personagem? Um prefeito corrupto que tem como carro-chefe de sua gestão a construção de um cemitério - até então, quem morria em Sucupira precisava ser enterrado na cidade vizinha. Só que depois que a principal obra fica pronta, ninguém mais morre na cidade.
O que faz dela inesquecível? Em sua obsessão em inaugurar o único cemitério da cidade, Odorico apelou para medidas macabras para concretizar sua promessa, provocando situações cômicas. No final, o político é morto por Zeca Diabo (Lima Duarte) e finalmente inaugura seu cemitério.

Nenhum comentário: