quarta-feira, 16 de maio de 2012



Record enfrenta pior crise do horário nobre porque cometeu muitos erros


Não há como negar que a grade noturna da Record atravessa sua pior crise de audiência desde que a emissora assumiu a meta de alcançar a Globo. A queda nos números é uma consequência direta de uma série de erros cometidos pelos estrategistas da emissora, que deixaram surgir buracos em sua linha de produção. Com medo do ataque da concorrente com a novela “Gabriela”, a Record segurou a nova edição de “A Fazenda” e não grudou o reality na minissérie “Rei Davi”. Foi um grave erro na transferência de público, um cálculo mal feito que colocou a emissora numa situação frágil. Para tampar o buraco aberto, a emissora recorreu a reprises. Primeiro da própria minissérie e depois do especial de 2 anos do “Legendários”. Ver o mesmo tão próximo do inédito não funciona como o tempo já mostrou, mas que ninguém entendeu.
Outro grave erro foi acreditar que o sucesso de Marcelo Serrado como Crô em “Fina Estampa” poderia jogar público para a Record caso ela reprisasse uma novela com o ator em destaque. “Vidas Opostas” começou junto com “Avenida Brasil”. Reprise contra inédita e apenas um grande erro da Globo poderia mudar o placar que já era esperado. Mas é importante ter fé, acreditar na estratégia. O que poucos aceitam na Record é que o público gosta de variedade. Por isso, foi fatal colocar no ar uma novela com praticamente o mesmo elenco da inédita “Máscaras”. Heitor Martinez, Nicola Siri, Cecil Thiré e Jussara Freire são apenas alguns dos artistas que estão nos dois folhetins. É um exagero, um desgaste desnecessário que derrubou a audiência e condenou a novela de Lauro César Muniz já que muita gente mudou de canal.
Os estrategistas também erraram feio na estreia de “Fora de Controle”. O excelente seriado de Marcílio Moraes tem uma qualidade bem superior, mas entrou no ar com uma estratégia errada de divulgação na grade e através da internet. Houve a boa intenção de produzir material extra para outras mídias, mas esqueceram que o sucesso só acontece com o uso da mesma linguagem do público. A própria Record falou muito pouco de seu novo produto e a impressão que se tem é que os escalados para esse serviço ficam envergonhados com o que estão fazendo, considerado menor na produção de conteúdo televisivo. Bobagem!
Esses são apenas os três maiores erros que somados ao restante deixaram o SBT ultrapassar ou empatar com a Record em horário nobre. Mas, lá na Barra Funda é melhor olhar para o período da manhã. Pelo menos das 06h às 12h a situação é outra. Nesta faixa, na terça-feira, o jornalismo colocou a emissora em primeiro lugar. É motivo para comemorar num momento em que o horário nobre enfrenta sua pior crise.
A solução para tudo na vida é mudar o ângulo de visão. Se sua casa não está bonita, ache defeito no vizinho, mesmo que seja no quintal e não na parte frontal, que na sua está desmoronando. E na televisão muitos preferem manter orgulho a aceitar soluções que podem chegar com outros e com o novo.

Nenhum comentário: