sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Novelas inesquecíveis dos famosos

O Dono do Mundo - Carolina Dieckmann

"O dono do mundo foi a primeira novela que eu acompanhei inteira, foi o primeiro disco de novela que eu tive. Adorava a abertura com Charles Chaplin"

Gilberto Braga assinou a trama que, entre as suas obras, talvez tenha sido a que gerou mais polêmica. E não foi para menos. De um lado, uma mocinha de subúrbio virgem. Do outro, um cirurgião plástico bem-sucedido, arrogante e tremendo mau-caráter. Nos papéis, Malu Mader, como Márcia, e Antonio Fagundes, como Felipe Barreto, seu primeiro vilão. Entre eles, uma aposta de muito mau gosto: no dia do casamento de Márcia com Walter (Tadeu Aguiar), o médico aposta com o amigo Júlio (Daniel Dantas) que irá tirar a virgindade da moça antes do futuro marido. Assim começava O Dono do Mundo.

Éramos Seis - Nicette Bruno

"Éramos Seis. A história era emocionante. Lola teve uma trajetória doída, mas muito grande de sentimento. Era uma mulher que amava tudo que via e tudo que tocava"

Éramos Seis, de Maria José Dupré, publicado em 1943 e, até hoje, é o romance que tem mais adaptações para a TV. No total, foram quatro versões para a saga de dona Lola, a doce esposa de Júlio, que cria quatro filhos e termina a história sozinha, num asilo. A primeira foi ao ar pela Record, em 1958, estrelada por Gessy Fonseca (Lola) e Gilberto Chagas (Júlio), e adaptada por Ciro Bassini. A segunda, na TV Tupi, em 1967, teve Cleyde Yáconis e Silvio Rocha nos papéis principais e adaptação de Pola Civelli. Na terceira (Tupi, 1977), o casal foi interpretado por Nicette Bruno e Gianfrancesco Guarnieri, e escrita por Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho. E a quarta (remake da terceira), exibida pelo SBT, em 1994, foi estrelada por Irene Ravache e Othon Bastos.
 

Pantanal - Cristiana Oliveira

"Uma novela linda, bem dirigida, com cenas emocionantes. Meu trabalho se tornou conhecido por causa dela"

Assinada por Benedito Ruy Barbosa, Pantanal foi exibida pela extinta Manchete, de 27 de março a 10 de dezembro de 1990, às 21h30. Sob a direção-geral de Jayme Monjardim, a trama contava, em duas fases, totalizando 216 capítulos, a saga da família de José Leôncio (Paulo Gorgulho/Cláudio Marzo). Levado pelo pai, Joventino (Cláudio Marzo), Leôncio chegava ao Pantanal aos 10 anos e, com o tempo, tornava-se um dos maiores criadores de gado da região.
 

Força de um Desejo - Isabelle Drummond

"Eu gostava muito dos atores Malu Mader e Fábio Assunção. A história era bastante interessante. Adorava!"

Sonia Braga viveu Helena, em torno da qual girava a história, passada na segunda metade do século 19. Ela era casada com o barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria), que a mantinha presa na fazenda, em Vila de Santana. O motivo: Helena o havia traído no passado e engravidado do amante, Higino (Paulo Betti). O fazendeiro a tinha recebido de volta e criado Abelardo (Selton Mello), seu filho bastardo. Quando, finalmente, Sobral a perdoava, Helena morria. Antes disso, porém, Inácio (Fábio Assunção), filho de Sobral e Helena, mudava-se para o Rio, onde se apaixonava por Ester (Malu Mader), dona de um bordel. Mas, ao saber do estado de saúde da mãe, Inácio voltava para casa, prometendo se casar com a moça. Só que a avó, Idalina (Nathalia Timberg), falsificava a assinatura do neto e enviava uma carta a Ester, rompendo o compromisso.
 

Bang Bang - Bruno Garcia

"Foi um grande trabalho, do qual tenho muito orgulho. Mesmo com as críticas e todos os percalços, é uma das novelas mais interessantes já feitas."

Os sócios Paul Bullock (Mauro Mendonça) e John McGold (Tarcísio Meira) se desentendiam por causa dos negócios com gado. O primeiro queria expandir o rebanho para a área onde moravam os colonos. O segundo era contra. Mesmo assim, Bullock mandava o bandido Joe Wayne (Jece Valadão) e seus capangas acabar com o grupo que atrapalhava seus planos. E assim foi feito. Todos foram exterminados - com exceção de um menino, que assistiu escondido ao massacre de sua família. Vinte anos se passaram e... Ben Silver (Bruno Garcia), o tal menino, voltou à cidade de Albuquerque para se vingar de Bullock. Essa era a trama de Bang Bang, novela de Mário Prata, inspirada nos westerns americanos, exibida às 19h, na Globo.
 

A Gata Comeu - Ana Furtado

"Adorava a Jô (Christiane Torloni). Já levei para a Torloni o LP da novela e ela não acreditou. Sou fã dela desde aquela época!"

A Gata Comeu, de Ivani Ribeiro, era um remake de outro sucesso da autora: A Barba Azul (TV Tupi, 1974). Assim como a original, a trama, exibida pela Globo, às 18h, contava a história de Jô Penteado (Christiane Torloni), jovem rica e mimada. A moça tinha no currículo sete noivados, mas nunca amou nenhum pretendente. E se apaixonou pelo viúvo Fábio (Nuno Leal Maia), que, como professor, vivia longe do glamour que Jô adorava.
 

Nenhum comentário: