sábado, 23 de fevereiro de 2013

Fracassos de Audiência – “Vende-se um Véu de Noiva”


NOfracassoveudenoivaCAPA
Durante toda a sua existência, o SBT se especializou em duas coisas: exibir novelas mexicanas e produzir novelas brasileiras usado textos da Televisa. Esse panorama só foi mudar quando o Sílvio Santos deu a chance para sua esposa, Íris Abravanel, escrever novelas. Após a mediana “Revelação”, o SBT decidiu produzir uma nova versão de uma velha novela da grande Janete Clair, e assim saiu “Vende-se um Véu de Noiva”. Mas nem todo o poder de Janete foi o bastante para salvar a novela.
“Vende-se um Véu de Noiva” foi anunciada como uma superprodução, com belas cenas praianas gravadas nos paradisíacos cenários do Guarujá. E por que justo essa praia? Bem, acredito que deva ser coincidência que é no Guarujá que tem o hotel Sofitel Jequitimar, empreendimento do… Sílvio Santos.
A estreia da novela deu cinco pontos de audiência, e com o tempo os índices foram caindo aos poucos. Teve capítulo que beirou os 3,5 pontos, deixando o SBT em quarto lugar no horário. Para se ter uma ideia, essa audiência é cerca de metade da registrada por “Máscaras” (tema desta seção na semana passada, a propósito).
Embora os índices fossem baixos, a culpa não era toda do SBT, e sim do seu público. Parece que novelas dramáticas não funcionam no canal, que emana aquela “breguice” característica das tramas mexicanas. E, sendo bem sinceros, Íris Abravanel estava ainda se aperfeiçoando na autoria de novelas, e é fato que a autora só conseguiu achar seu dom quando se aventurou nas novelas infantis. “Carrossel” que o diga. O SBT ainda tentaria um outro remake de novela antiga, “Uma Rosa com Amor”, que até foi melhor na audiência que “Vende-se Um Véu de Noiva”.
Uma curiosidade legal é que o próprio Sílvio fez uma pontinha na novela de sua mulher, quando uma das personagens da novela vai participar do “Roda a Roda”. Infelizmente, nem assim para a trama ir pra frente.

Nenhum comentário: